Alunos de Medicina irão ao encontro das populações de 13 a 15 de maio com ações que visam reconhecer um enfarte ou um AVC, rastreio da diabetes, fatores de risco cardiovascular, a importância da vacinação, entre outras.

 

De 13 a 15 de maio, Armamar e Freixo de Espada à Cinta acolhem uma iniciativa da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS).

Ambas as autarquias decidiram, este ano, associar-se ao projeto “Medicina na Periferia”, que vai já na sua 12ª edição e que pretende educar para a saúde as populações das diversas localidades do concelho, bem como efetuar uma série de rastreios gratuitos. 

Assim, de sexta-feira a domingo, um grupo de alunos do curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que frequentam o terceiro ano ou posterior, irão desenvolver várias ações pelas diferentes localidades da autarquia, nomeadamente, efetuar rastreio da diabetes, ajudar os munícipes a reconhecer um enfarte ou mesmo um AVC, a importância da vacinação, a identificar fatores de risco cardiovascular, sensibilizar para a importância dos “autocuidados” e para a adoção de hábitos de vida saudáveis e prestar toda a informação sobre rastreios oncológicos.

A “Medicina na Periferia” pretende ser “um fim-de-semana dedicado ao rastreio de várias patologias e sensibilização de populações de vários municípios do interior do país”, pode ler-se no site oficial da AEICBAS.

Nesta iniciativa promovida pela AEICBAS, em parceria com os municípios de Armamar e Freixo de Espada à Cinta, não são só as populações a saírem beneficiadas com estas ações, mas os próprios alunos também, isto porque têm a oportunidade de “conhecerem outras realidades socioeconómicas e de acesso aos cuidados de saúde, num ambiente de convívio e troca de experiências e conhecimento”.
 

PROGRAMAS: XII Medicina na Periferia & fotografia de José Sousa: "Douro Rendilhado"


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

AAUTAD satisfeita, mas ambiciosa

Ministra da Justiça inaugura amanhã novo tribunal