O transplante de fígado de Maria, a menina de 5 anos, de Bragança, que sofreu uma intoxicação por ingestão de cogumelos venenosos, foi um sucesso. A informação é avançada pelo avÎ paterno da criança, Eduardo Augusto Cepeda, que, apesar de estar em Bragança, está sempre a par do estado clínico da neta, internada em Coimbra.
«A Maria está a responder bem ao tratamento, está consciente, mas as próximas horas são decisivas para a estabilização do quadro clínico, porque foi uma cirurgia muito complicada para uma criança tão pequena», conta Eduardo.
Mas apesar de as notícias clínicas da neta serem \"favoráveis\", Eduardo Cepeda continua muito preocupado e mal consegue dormir devido à ansiedade. \"Só estou à espera de que o meu filho tenha alta para irmos logo para Coimbra visitar a menina. Não vejo a hora de ver a minha princesa outra vez.\"
Os restantes elementos da família que também ingeriram cogumelos continuam internados e a recuperar bem.
Os pais da pequena Maria, Fernanda Sá e Nuno Sá, devem ter alta ainda antes do final da semana. Segundo a enfermeira-directora do Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano (CHNE), Conceição Vieira, a avó da menina ainda reserva alguns cuidados médicos, \"mas está em franca recuperação\", acrescenta.
Desde domingo que o avÎ de Maria vai todos os dias ao hospital de Bragança visitar o filho e a nora. \"Estão bem fisicamente, psicologicamente é que estão mais abalados porque só querem ir para junto da filha\", acrescenta. Eduardo Cepeda ainda não consegue explicar o que aconteceu, lembrando que a mulher estava habituada a colher cogumelos e sabia identificar os venenosos. \"Foi uma fatalidade\", conclui.
Ontem, a associação de estudo de cogumelos EcoFungos alertou para o perigo da ingestão de cogumelos silvestres sem despistes adequados e aconselha a população a rejeitar comer cogumelos \"por mais pequena que seja a dúvida\" sobre a sua toxicidade.