Ana Margarida Alves, uma jovem mãe de 22 anos, teve o seu primeiro filho a caminho da maternidade de Bragança, sendo a primeira parturiente, a residir no concelho de Freixo de Espada à Cinta, a dar à luz numa ambulância dos bombeiros locais, após o encerramento da maternidade de Mirandela, unidade de saúde para onde habitualmente eram transportadas as grávidas daquele concelho, antes das reestruturação no sector da saúde efectuada pelo Governo de José Sócrates.

Pouco passava das nove horas de sábado, quando foi dado o alerta para o corpo de bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, para se efectuar o transporte de uma grávida, que entrara em trabalho de parto, para ser conduzida à maternidade de Bragança.

Já na estrada, o Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS), acompanhado de uma enfermeira do centro de saúde, depressa se aperceberam que o bebé iria nascer antes de chegar à maternidade. O parto aconteceu cerca de 50 minutos após a saída da Freixo de Espada à Cinta, no IP2, junto à serra de Bornes, próximo de Alfândega da Fé.

\\" Quando cheguei ao centro de saúde é que me apercebi que a grávida estava a entrar em trabalho de parto. Já a caminho de Bragança as contracções começaram a aumentar. Foi solicitada a intervenção da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, (VMER), foi combinado o local de encontro e prestou-se a assistência ao parto, mas ao bebé já estava com a cabeça de fora, quando se deu o encontro,\\" contou, ao Jornal de Notícias, Gualter Castro, o bombeiro que seguia na ambulância onde ocorreu o parto.

Confrontado com a situação, Jorge Gomes, Governador Civil do Distrito de Bragança, garante que assistiu as operações, já que no momento se encontrava em viagem para um acto oficial.

\\"Independente de a grávida ter de se deslocar para Bragança ou Mirandela, a criança nasceria no caminho\\", ressalvando que \\"o importante é ter capacidade e meios, como é o caso da VMER, para dar resposta a situações como esta,\\" acrescentou Jorge Gomes.



PARTILHAR:

Caretos de Salsas estão imparáveis

Abandonado nos últimos 20 anos