A mineira australiana Dakota Minerals vai investir entre 185 a 370 milhões de euros para criar um complexo de extracção e processamento de compostos de lítio para o fabrico de baterias em Trás-os-montes, até 2019.

A instalação industrial prevê a criação de 200 postos de trabalho . Segundo o Jornal de Negócios apurou junto do presidente executivo da empresa mineira, David Frances, o objetivo é concentrar em Montalegre, no distrito de Vila Real, não só a extração como também uma grande parte do processo de transformação industrial de minério em compostos de lítio, com a construção de uma fábrica.

A Dakota Minerals pretende para isso recorrer a energias renováveis - energia hídrica - e a camiões eléctricos para enviar o material para fábricas de baterias por toda a Europa.

A escolha por Portugal recaiu sobre o facto de o país ser considerado um dos mais promissores em reservas de lítio, mas também, por em Cepeda já se fazer a extracção do mineral para uso nas indústrias cerâmica e farmacêutica.

O CEO da empresa adianta ainda à mesma publicação que vai mudar-se em breve da Austrália para Portugal para acompanhar de perto o processo de licenciamento e para fazer contactos com a cadeia de abastecimento internacional.

David Frances, presidente executivo da empresa, explicou ao jornal que a empresa pretende recorrer a energia hídrica no processamento do lítio e a camiões elétricos para fornecer fábricas de baterias por toda a Europa, reduzindo assim a pegada de carbono associado ao processo.

A vantagem de em Cepeda, freguesia onde a empresa se irá instalar, já ser feita extração de lítio para uso nas indústrias cerâmica e farmacêutica, associada ao facto de Portugal ser considerado um dos países mais promissores em reservas de lítio, estiveram na base desta decisão da Dakota Minerals.



PARTILHAR:

Trás-os-Montes sem resposta para vítimas de violência doméstica

Apreensão de armas de fogo em Freixiel