A ministra da Saúde, Marta Temido, inaugura, na sexta-feira, a Unidade de Cuidados Continuados de Vinhais que há meio ano disponibiliza 24 camas para doentes com alta médica, mas a necessitar ainda de apoio na recuperação.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a Câmara de Vinhais informaram hoje que a governante fará, na sexta-feira, a inauguração oficial da unidade que recebeu o primeiro utente, em agosto de 2018.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados pertence à Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e, no âmbito de acordos de comparticipação financeira com o Ministério da Saúde, disponibiliza 24 camas para internamento nos regimes de longa duração e manutenção.

Este serviço faz parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados que conta atualmente com 4.355 camas, a que corresponde um encargo financeiro do Estado, anual, da ordem de 55 milhões de euros, segundo dados da ARS Norte.

A inauguração oficial da unidade de Vinhais ocorre numa altura em que o município reforçou este tipo de apoio, mas ao domicílio, através de um protocolo de cooperação com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

O concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, esperou 10 anos, com um edifício pronto, por luz verde para instalar a Unidade de Cuidados Continuados, que implicou um investimento feito de 1,5 milhões de euros.

A Câmara de Vinhais reforçou também o apoio nesta área com a assinatura de um protocolo de cooperação com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste para prestar cuidados ao domicílio.

De acordo com a autarquia, esta cooperação proporciona aos doentes a possibilidade de receberem em casa os cuidados de que necessitam prestados pela Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria, que serve também os concelhos de Bragança e Macedo de Cavaleiros.

Como vincou o município liderado por Luís Fernandes, esta unidade de apoio domiciliário, “permite aos doentes receber todos os cuidados na sua própria casa, durante o maior tempo possível, acompanhados por uma equipa multidisciplinar que assegura uma assistência clínica especializada”.

Foto: Raul Coelho



PARTILHAR:

O entrudo chocalheiro melhor de sempre

Amendoeiras em Flor espectáculo da natureza