Tudo a postos em Vinhais para a cerimónia de inauguração da 39ª edição da Feira do Fumeiro, que terá lugar já amanhã, pelas 18 horas, e onde marcará presença o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
É já esta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, que abre portas mais uma edição daquele que é o maior evento gastronómico do concelho vinhaense e um dos grandes do Nordeste Transmontano, a Feira do Fumeiro. A cerimónia oficial de abertura está marcada para as 18 horas, no Pavilhão do Fumeiro, e será presidida pelo ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
Com uma área total de mais de 25 mil metros quadrados e com um público expetável na ordem dos 80 mil visitantes, serão, sensivelmente, 150 os produtores e empresários das mais diversas áreas com destaque para a gastronomia típica da região transmontana, a marcarem presença num certame que gera um volume de negócio superior a seis milhões de euros.
Já na sua 39ª edição, a “Capital do Fumeiro”, título que tem vindo a consolidar ao longo dos anos, soma no recinto as mais diversas áreas. Para além de um espaço gourmet com 60 postos de venda, onde será possível encontrar azeites, queijos, vinhos, compotas, doçaria tradicional e a célebre pastelaria conventual, de uma área dedicada ao artesanato com cerca de 90 expositores e de oito tasquinhas com o melhor da gastronomia vinhaense, sem esquecer o pavilhão do fumeiro. Este último é, certamente, o espaço mais concorrido, contando nesta edição com 70 produtores de fumeiro. Desde o salpicão, à chouriça de carne, ao famoso butelo e às alheiras, entre muitos outros, este pavilhão fará as delícias de todos, miúdos e graúdos. Até porque os produtos comercializados são confecionados, exclusivamente, de porco bísaro, sendo certificados com Indicação Geográfica Protegida e a sua produção controlada e acompanhada pela Associação Nacional de Criadores de Raça Bísara.
Com o intuito de valorizar e promover a raça e estimular criadores e produtores, decorrerão as Jornadas Técnicas do Porco Bísaro e o Concurso Nacional de Suínos de Raça Bísara
“Não há muitas novidades, até porque a feira tem já uma projeção e dinamismo tão grandes que não faz sentido fazer muitas alterações”, começou por declarou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, frisando, no entanto, “que há sempre algumas alterações pontuais que têm a ver com o próprio espaço”. Segundo Luís Fernandes, nesta edição “houve o cuidado de reunir tudo junto num só pavilhão, de forma a concentrar as pessoas e até ser mais fácil para elas” e de “criar um pavilhão próprio onde serão feitas as jornadas técnicas, o concurso do salpicão, de maneira a que as pessoas possam interagir de outro modo”.
Na conferência de imprensa de apresentação do certame, o autarca não se coibiu de reiterar a qualidade do produto, do fumeiro, aproveitando para convidar quem já conhece o certame e, sobretudo, quem, ainda, não o conhece, pois, garante, “irá voltar mais vezes”.
Nascida em 1981, a Feira do Fumeiro de Vinhais encerrará as suas portas no domingo, dia 10 de fevereiro, contando com um movimentado fim de semana, onde as dezenas de milhares de pessoas esperadas poderão ouvir, para além de vários grupos tradicionais, as atuações de Zé Amaro, no dia 8, e do famoso intérprete internacional angolano Anselmo Ralph, que promete encantar o público ao som dos seus êxitos mais conhecidos.