A abertura oficial da Rural Castanea acontecerá esta tarde pelas 18h30 e contará a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, entre vários autarcas do distrito e uma extensa lista de entidades civis, militares e religiosas convidadas.

 

A abertura oficial da Rural Castanea terá lugar no dia de hoje, 19 de outubro, pelas 18h30, e contará como convidado de honra com o Ministro da Educação. Para além de Tiago Brandão Rodrigues, marcam presença o edil vinhaense como, de resto, não poderia deixar de ser, o presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, vereadores do município, residentes de Junta do concelho, representantes da Assembleia de freguesias, vários autarcas do distrito, entre outras entidades civis, militares e religiosas convidadas.
“É mais uma edição que promete ser inovadora, valorizando ainda mais o setor da castanha e dos produtos transmontanos”, assevera Luís Fernandes que, esta tarde, dará início a um certame que, garante, “mais que uma feira, é uma festa”.

Apesar da cerimónia oficial de abertura acontecer hoje ao final da tarde, a verdade é que a Festa da Castanha de Vinhais já abriu as suas portas às 12 horas. Com uma duração de três dias, de 19 a 21 de outubro, este é um certame que é visitado por dezenas de milhares de pessoas todos os anos.

Um crescimento que, segundo a autarquia, “se tem vindo a refletir e a consolidar ao longo das 13 edições com carimbo de qualidade e excelência, que fazem deste evento um dos mais atrativos não só desta vila transmontana, mas do panorama nacional”.

Como é sabido por todos, a rainha da festa é a castanha, o “ouro da economia do concelho”, mas não só de castanha se faz a festa, pois todos os visitantes poderão encontrar uma oferta tão variada que promete agradar até aos mais exigentes, passando pelos melhores produtos que Trás-os-Montes tem para oferecer como o fumeiro, mel, os queijos e o azeite.

Outra das grandes atrações é o Maior Assador de Castanhas do Mundo que, durante os três dias, será o maior responsável por assar as castanhas para os vários magustos gratuitos que irão acontecer ao longo do evento.

 

FOTOGRAFIA: Raul Coelho

 



PARTILHAR:

FC Porto goleia Vila Real e apura-se para a 4ª ronda da Taça de Portugal

“Caloirada aos Montes” com cartaz de luxo