O município de Miranda do Douro investiu 40 mil euros na construção de uma bacia de retenção de água, com capacidade para de seis milhões de litros, para o combate a incêndios e fins pecuários, foi hoje divulgado.
“Este reservatório tem capacidade de armazenar seis milhões de litros de água. A Infraestrutura tem cinco metros de profundidade e uma área de 1.100 metros quadrados”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Miranda, Nuno Rodrigues.
De acordo com o autarca, este depósito a céu aberto foi construído num território com pouca capacidade de retenção de água, tanto para animais como para o combate a incêndios florestais, estando localizado entre as localidades de Atenor e Teixeira, neste concelho do distrito de Bragança.
De acordo com Nuno Rodrigues, este reservatório de água levou 21 dias a ser construído e está situado num local onde existem duas nascentes de alguma dimensão.
Este é o maior reservatório deste concelho a céu aberto.
Fonte do comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes revelou à Lusa que nos últimos 10 anos (2013-2023) foram registados no concelho de Miranda do Douro 195 incêndios.