O investimento num matadouro no planalto mirandês terá de envolver o esforço dos três municípios que formam a região, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. Essa é, pelo menos, a convicção dos autarcas que representam os três concelhos.

O JN apurou que o secretário de Estado da Agricultura já foi informado dessa pretensão e que David Geraldes terá prometido estudar o processo, garantindo que \"este é um caso a ter em conta\". O governante terá garantido, ainda, que, em breve, dará uma resposta aos autarcas sobre a matéria, que se arrasta há alguns anos.

Para já, está agendada uma reunião entre os três autarcas dos concelhos envolvidos, para definição do local da construção da futura unidade de abate, que custará cerca de um milhão de euros e será candidata a fundos comunitários. Ao que tudo indica, a escolha recairá em um de dois locais: Gregos (Mogadouro) e Teixeira (Miranda do Douro).

Neste momento, várias vozes garantem ser imperiosa a construção de um novo matadouro, até porque o de Miranda do Douro - o único no planalto mirandês - começa a não ter condições para abate, tanto do ponto de vista funcional como do legal, alerta Fernando Sousa, secretário técnico da Associação de Criadores de Raça Bovina Mirandesa.



PARTILHAR:

Clube Recordações de Portugal

Jornal para portugueses é lançado em França