A Associal Comercial de Miranda do Douro pretende promover os restaurantes da cidade raiana através da Semana Gastronómica do Bacalhau que decorre até ao dia 01 de maio, disse hoje à Lusa fonte da organização.

O presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro (ACIMD), César João, disse que o principal objetivo da iniciativa é o cativar os vizinhos espanhóis, verdadeiros "apreciadores" da forma como os portugueses confecionam os pratos de bacalhau.

A iniciativa junta sete restaurantes locais que incluíram, nos seus cardápios, uma variedade de pratos confecionados à base do "fiel amigo". As unidades de restauração aderentes prometem "autênticos manjares" aos visitantes.

Os pratos selecionados são variados e vão desde o bacalhau à Zé do Pipo, bacalhau à Brás ou o bacalhau à moda da casa, passando por uma especialidade mirandesa, aperfeiçoada ao longos das varias edições do certame, e que dá pelo nome de bacalhau encapotado à mirandesa.

"Todos estes pratos são muito solicitados pelos comensais", afiançou o dirigente associativo.

Desta forma, ao longo de mais de uma semana, o bacalhau será "rei" em terra de posta à mirandesa ou cordeiro assado na brasa.

A iniciativa gastronómica é promovida pela ACIMD e conta com as perecerias da Câmara e da Confraria do Bacalhau de Ílhavo.



PARTILHAR:

idosa morre em queimada

Túnel do Marão vai dispor de sala de emergência a partir de quinta-feira