O município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, vai lançar um concurso público destinado à construção de uma zona industrial, orçada em 1,5 milhões de euros, foi hoje divulgado.

“Brevemente lançaremos a obra a concurso público, mas deparámo-nos com algumas dificuldades porque no projeto inicial não foi acautelada a criação de infraestruturas básicas e estamos a ultimar esta falha”, disse à Lusa a presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril.

A decisão de lançar a concurso a construção da Zona Industrial do Planalto Mirandês, em Duas Igrejas, foi tomada na última reunião de câmara, na segunda-feira.

“O investimento ronda o montante de 1,5 milhões de euros, financiado por fundos europeus em 85%, sendo que o restante vai por um empréstimo que será contraído junto do Banco Europeu de Investimento (BEI)”, vincou a autarca social-democrata.

A intervenção situa-se num conjunto de terrenos “que vão ser unificados”, criando uma área de 68 mil metros quadrados.

“O que nós pretendemos é vender os lotes a um valor simbólico de forma a atrair mais empresas para o nosso concelho”, frisou Helena Barril.

O parque industrial ficará localizado nas proximidades do nó do Itinerário Complementar 5 (IC5), em Duas Igrejas, a norte do concelho deste concelho do Planalto Mirandês.

De acordo com informação divulgada pela autarquia de Miranda do Douro, a criação da nova zona industrial surge da necessidade de colmatar uma das maiores carências do concelho e garantir a captação de investimento.

“A intervenção configura-se em 24 lotes industriais com 600 metros quadros de implantação e dois lotes de serviços com 280 quadrados de implantação”, refere a mesma fonte.

“Este é um processo que estava na expectativa dos mirandeses há muitos anos e que agora começa a ganhar forma”, refere a autarquia mirandesa, concluindo que o concelho ficará com uma zona industrial idealizada, planeada e construída de raiz.



PARTILHAR:

Projeto ibérico de cabras sapadoras para prevenir incêndios na gaveta por falta de apoios

Chaves usa calor das águas termais para aquecer edifícios públicos e privados