O município de Miranda do Douro vai avançar com a construção do matadouro intermunicipal do Planalto que ficará instalado em Sendim e orçado em cerca quatro milhões de euros, disse hoje à Lusa a presidente da câmara.

“O matadouro intermunicipal do Planalto vai ficar instalado em Sendim. Para o feito já adquirimos dois terrenos com uma superfície de 21 mil metros quadrados nas proximidades da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) o que se traduz numa vantagem porque não será necessário construir um equipamento do género para servir a unidade de abate”, explicou Helena Barril.

A decisão foi tomada na última reunião do Executivo municipal de Miranda Douro, no distrito de Bragança, que decorreu na segunda-feira.

Na mesma reunião foi ainda deliberado a aprovação do projeto de licenciamento de arquitetura e execução da unidade de abate e que deverá ser lançado a concurso no início do próximo ano.

“Trata-se uma obra [Matadouro do Planalto] que queremos ver construída ainda no decurso deste mandato”, vincou a autarca social-democrata de Miranda do Douro.

Segundo fonte ligada ao processo, a construção de um matadouro no Planalto Mirandês tem sido debatida há mais de uma década, chegando a haver reuniões de trabalho entre os três municípios envolvidos - Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso - para a construção de um matadouro intermunicipal.

O município de Miranda do Douro pretende levar em frente a construção de um novo matadouro, alegando que a atual unidade de abate instalada naquela cidade já não tem capacidade de resposta para as exigências da região e é considerada um foco de poluição das águas do rio Fresno, o afluente do Douro.

“Uma das necessidades prende-se, não só com a poluição do rio Fresno, mas também com a longevidade do atual matadouro. Há uma necessidade de investimentos no atual matadouro para a sua melhoria e chegamos à situação em que achamos que não vale a pena investir mais num equipamento que já está ultrapassado”, enfatizou a autarca mirandesa.

Segundo Helena Barril, “a grande aposta passa pela construção de um novo matadouro no Planalto Mirandês que satisfaça as suas necessidades do território”.

“Nós honramos os compromissos que foram assumidos por anteriores autarcas em anteriores mandatos e é esta a nossa grande aposta”, vincou.

A presidente da câmara de Miranda do Douro disse ainda que “não há a possibilidade de qualquer reunião com Mogadouro sobre a matéria”.

O autarca de Mogadouro reitera também que já havia assumido a construção de um matadouro na zona industrial deste concelho, remetendo mais explicações para terça-feira, após a reunião do executivo municipal.

O presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, disse que após uma reunião de câmara tida em abril de 2011, e que juntou os representes dos três municípios [Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso], mantém a posição e que passa pela construção de um matadouro intermunicipal a localizado em Sendim, no concelho de Miranda do Douro.

A construção de um novo matadouro no planalto Mirandês foi uma das principais bandeiras políticas dos dois autarcas eleitos nas listas do PSD para as câmaras de Miranda do Douro e Mogadouro, durante a campanha para as últimas eleições autárquicas.



PARTILHAR:

Jorge da Costa nomeado diretor do Museu do Abade de Baçal de Bragança

Comandantes dos bombeiros voluntários de Mogadouro demitiram-se