O presidente da Câmara de Miranda do Douro afirmou hoje ter já investido dois milhões de euros, nos últimos quatro anos, na instalação de pontos de luz de tecnológica LED, o que permite economizar recursos financeiros ao município.

"Trata-se de um projeto que temos vindo a desenvolver nos últimos quatro anos e agora vamos investir mais meio milhão de euros, provenientes do Fundo Ambiental, para a substituição gradual de 2.400 pontos de luz espalhados pelo concelho", explicou à Lusa Artur Nunes.

Na estimativa do autarca de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, o concelho tem cerca de 6.000 pontos de luz e com o investimento que está a ser executado mais de metade do concelho ficará dotado de luminárias de tecnologia LED – Light Emitting Diode.

"Até ao final do mandato pretendemos que o concelho de Miranda do Douro fique complemente dotado de luminárias LED, havendo, assim, uma maior eficiência energética e uma poupança de recursos financeiros, que poderão ser depois alocados em outras iniciativas", frisou o responsável autárquico.

O município de Miranda do Douro já investiu nesta tecnologia em parceria com a EDP, tendo sido substituídas algumas dezenas de luminárias, em alguns pontos mais específicos do território.

"Em todos este processo, a nossa prioridade foi substituir a lâmpadas de grande consumo como lâmpadas de 500, 200 e 100 watts. De momento estamos a substituir ponto de luz de 70 wattts", concretizou o autarca de Miranda do Douro.

O próximo passo, de acordo com Artur Nunes, será intervir no sistema de bombagem de água para o abastecimento público para aqui haver uma economia de energia.

"Já começámos por colocar baterias condensadoras para alimentar parte do sistema de bombagem de água, mas o processo vai continuar", indicou.

A iluminação cénica no concelho será outras das áreas a intervir, com incidência no património histórico.

Apesar de haver duas das maiores barragens da região Norte, em termos de produção elétrica no concelho de Miranda do Douro a fatura energética do município ainda ronda um milhão de euros por ano.

Parte desta aposta resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias.



PARTILHAR:

Projeto UNI+i impulsiona empresas no Norte de Portugal e Castela e Leão

Ao quarto dia os Ena Pá 2000 e Quim das Remisturas