Foram cerca de 350 pilotos, em representação de 24 países, que se deslocaram até Mirandela para participarem na segunda prova pontuável para o campeonato da Europa de Jet Ski. Debaixo de um intenso calor, durante três dias a cidade do Tua foi mesmo a capital europeia da modalidade.

O destaque nesta prova vai por inteiro para Rui Miguel Silva, que venceu as três mangas na disputada classe Runabout Stock. O piloto português foi o mais forte ao longo destes três dias de prova, obtendo três vitórias em três mangas e sendo o único a receber uma medalha de ouro para Portugal.

Na classe Ski Ladies Audrey Dujardin foi a melhor deste europeu e conquistou a medalha de ouro, à frente de Sabrina Ormas. A grande decepção da classe foi Krissy Hale, apontada como favorita à vitória, mas que não foi além da terceira posição.

Na classe Ski Juniores, Jean Botti foi o melhor, seguido de Andy Carayon, que venceu a última manga, e de Chris Cornel. Já em Ski Superstock a vitória foi de Alberto Monti, um veterano de 42 anos que, assim, conquistou mais uma medalha de ouro nestes europeus. O belga Renaud Urbain, que até à sétima volta se mantinha muito próximo do líder, começou a ter problemas no seu jet-ski, tendo que sair para as boxes, perdendo algum tempo e tendo que se contentar com o segundo lugar. No terceiro posto ficou Jordan Buffartigues.

Na classe mais portuguesa deste europeu, em Runabout Stock, Rui Miguel venceu, sendo seguido de Dries Bollen e Breschi Franco. Já em Runabout Limited, Sven Putseys arrebatou a medalha de ouro, seguido de Danny Bossche e Bart Seggers. Finalmente, na classe Runabout Superstock, Gimi Bosio foi o mais rápido, Teddy Pons o segundo classificado e o alemão Benny Wagner terceiro. Os português Rui Miguel Silva acabou em sexto lugar nesta classe e André Sousa em décimo segundo.

Na categoria de Freesyle, que arrebatou os maiores aplausos destes dois dias de prova, participaram cinco pilotos europeus, que exibiram algumas das manobras mais difíceis que se podem fazer num jet-ski. Mark Sieckerling mostrou ser o melhor, com muitas manobras inovadoras e muita experiência ao comando de um jet ski. O alemão venceu, assim, mais uma etapa do europeu. No segundo lugar terminou o francês Jean Villete e no terceiro posto Roni Fielder de Israel. O italiano Giam Paulo Marcante, um dos melhores pilotos europeus, teve a infelicidade de \"perder\" o jet-ski, o que acabou por lhe custar uma penalização que o deixou em último lugar.

Entre as várias manobras praticadas, os \"barrell-roll\", que mais não são do que um \"mortal\" no ar com a mota, tornaram-se numa manobra quase obrigatória entre todos os pilotos, com Mark Sieckerling a proporcionar um grande momento, ao executar um duplo \"barrel-roll\" e um \"barrel-roll\" sem mãos.



PARTILHAR:

Comandante promete mudanças

Pinto Lopes reconsiderou