As duas provas do Campeonato Nacional de Jet Ski disputadas no passado fim-de-semana em Mirandela nada mais foram senão um aperitivo para a grande jornada deste fim-de-semana, em que o espelho de água do rio Tua irá receber o Campeonato da Europa da modalidade.

A contar para o nacional, foram cerca de 50 os participantes nesta jornada dupla. As condições atmosféricas foram favoráveis (não choveu), o que permitiu um melhor desempenho dos pilotos e uma maior afluência de público. O único senão é que, como estava algum vento, no local da prova as "pistas" apresentavam muita ondulação, o que dificultou algumas "manobras" e impediu maiores velocidades.

Esta jornada dupla pontuava para o Campeonato Nacional de Jet Ski, na categoria de "Cloused Course", circuito de bóias, e para as classes de Runabout Pro Superstock, Runabout Stock 1200, Runabout Limited 785, Trofeu Kawasaki, Ski Senhoras Pro-AM, Ski Juvenis, Ski Expert e Ski Pro. Cada classe teve que cumprir três mangas, sendo no somatório das três que se apuraram os vencedores.

Como era de esperar, os principais candidatos à vitória nas diferentes classes, e actuais líderes do campeonato, dominaram por completo e não tiveram dificuldades para consolidar as suas posições no campeonato. Mesmo assim, os pilotos, já com o pensamento na prova do Campeonato da Europa, não forçaram demasiado o andamento para não correrem riscos desnecessários.

Assim, naquela que é considerada a classe mais exigente do Jet Ski, o Ski Pro, o experiente João Maio (o mais premiado piloto português na Europa) impÎs-se com naturalidade a Nuno Barbosa e Joaquim Matos, arrebatando o primeiro lugar sem maiores dificuldades.

Na classe Runabout Pro Superstock, a mais competitiva de todas e a de maior espectacularidade (é onde participam as "máquinas" de maior porte), o campeão nacional André Sousa encontrou em Elísio Antunes e João Pedro Almeida os seus maiores adversários, mas acabou por conquistar o primeiro posto e dilatar a sua vantagem na classificação geral do campeonato.

Na classe de senhoras, Joana Pontes continua a não dar hipóteses às suas adversárias. Maria Inês Pereira e Ana Pontes Ferreira tiveram que se contentar com a luta pelo segundo posto, com vantagem para a primeira.

Mirandela rendida

Quem já parece ter-se rendido ao "espectáculo" proporcionado pelo jet ski é a cidade de Mirandela. O público acorre em massa até ao espelho de água do rio Tua para assistir às competições e não se cansa de gritar palavras de incentivo aos pilotos. Por seu lado, também os pilotos e a Federação Portuguesa de Jet Ski parecem rendidos a Mirandela. As qualidades da pista no rio Tua são reconhecidas por todos, sendo mesmo apontada como uma das melhores a nível europeu.

Tal epíteto parece estar na base das pretensões da federação em, para além do Campeonato da Europa, organizar em Mirandela uma prova do Campeonato do Mundo. Tal só ainda não recebeu o aval dada a oposição dos Estados Unidos, país que, actualmente, domina a modalidade a nível mundial (tanto em estruturas como em pilotos). A comprovar o "carinho" manifestado pelas gentes da região para com o jet ski estão os largos milhares de pessoas que são esperadas em Mirandela, este fim-de-semana, para assistir ao Campeonato da Europa.

Campeonato da Europa

Depois da realização do campeonato nacional, Mirandela recebe este fim-de-semana, pelo quinto ano consecutivo, a segunda prova do Campeonato da Europa de Jet Ski, na disciplina de Closed Course. Um evento que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação do Desporto.

Esta prova traz até águas portuguesas cerca de três centenas de pilotos, e as suas respectivas equipas, provenientes de 21 países. Para a recepção a esta prova está preparado um vasto programa. Para além da cerimónia de abertura, com todos os pilotos presentes, será feiro um desfile pelas ruas de Mirandela e será inaugurado um monumento de homenagem aos pilotos e à modalidade, o primeiro em todo o mundo.

Hoje (sexta-feira) é feito o "brifing" dos pilotos. Amanhã, sábado, terão início as mangas de qualificação, que serão interrompidas para a realização de um "Show de Freestyle" que contará com a presença de vários campeões europeus.

A competição, propriamente dita, tem início às 14h30 minutos de sábado e prolonga-se até ao final da tarde de domingo. Em Mirandela estarão presentes as classes Ski Limited; Ski Superstock; Ski ladies; Ski Junior; Runabout Limited 1200 Open, Runabout Superstock 785, Runabout Superstock 1200 Open e Freestyle.

De recordar que o campeonato da Europa é discutido em quatro provas: a primeira foi disputada nas Ilhas Jersey, a segunda será em Mirandela e as restantes serão disputadas na Bélgica e em Itália. Em 2000, João Maio, na classe Ski Limited, foi o único piloto português a levar a bandeira lusa ao podium.



PARTILHAR:

Sofisticado sistema de navegação

Na sua segunda edição