O município de Mirandela, no distrito de Bragança, tem para 2020 um orçamento de quase 36 milhões de euros, menos 1,8 milhões de euros do que em 2019, que a presidente socialista descreveu hoje como “equilibrado e rigoroso”.

Júlia Rodrigues destacou entre os investimentos previstos para este ano obras de reabilitação em várias frentes, nomeadamente da antiga estação ferroviária da Linha do Tua.

O município transmontano apresenta quase 36 milhões de euros para as grandes opções em 2020 aprovadas em Assembleia Municipal, com os votos favoráveis do PS e do CDS-PP, enquanto o PSD e a CDU votaram contra.

Entre os investimentos previstos para este ano no segundo maior concelho do distrito de Bragança, estão o início da reabilitação dos bairros sociais do Operário e do GAT, a construção de uma ecopista, a reabilitação da Estação Ferroviária, a renovação do Auditório do Centro Cultural e a expansão da zona industrial.

Dos 5% a que a autarquia tem direito no IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular), metade vai ser devolvido aos contribuintes, enquanto os proprietários de imóveis vão pagar uma taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) próxima do mínimo, que passa de 0,35% em 2019 para 0,325%.

A oposição PSD, pela voz de Paulo Pinto, considerou que as opções da maioria socialista não trazem nada de novo e prevê que “no final do ano, como aconteceu nos dois últimos anos, será desorçamentado em cinco ou sete milhões de euros”.

Já a CDU entendeu que o orçamento não contempla as verbas necessárias para a delegação de competências da Administração Central para o Poder Local, segundo o eleito Jorge Humberto Fernandes.

O CDS-PP decidiu dar “o benefício da dúvida” ao executivo socialista, com o eleito Faustino da Cunha a sublinhar “as expectativas de que se venham a concretizar” as orientações definidas.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Antigo presidente da Câmara de Mondim de Basto morreu aos 76 anos

Rio anuncia posição do PSD na terça-feira sobre Orçamento do Estado