Depois de uns dois anos de trabalho de grupo, liderado pelo Coronel Jorge Golias, e em que nos incluímos, vai ser lançado a 24ABR2010, pelas 16H00, no Centro Cultural de Mirandela, o livro «Mirandelês».

Pretende ser um contributo para a preservação da memória imaterial de Mirandela, com palavras, expressões e ditos e nomeadas das localidades do concelho de Mirandela.

São mais de 300 páginas, com edição do Município de Mirandela, em capa dura e algumas fotografias muito raras e mais de uma centena de notas de rodapé, carregadas de informação, de etnografia e de memória.

Pretende-se preservar alguma memória da oralidade.Algumas palavras ou expressões deram horas ou dias de pesquisa. A palavra «tambarões» foi uma delas, bem como a expressão « até andas de lado como os de Caravelas», após uma pesquisa que correu mundo e veio-nos a chave do Brasil.

Depois de consultar o livro pode ainda ficar a saber quem são, afinal, os «Narros» (conseguiu-se depois de muito suor) ou os Latoeiros ou os «Burriqueiros». Mas, o melhor á aparecer dia 24 de Abril (sábado), em Mirandela, onde se pode comprar produtos no mercadinho de rua, almoçar num dos 50 restaurantes da cidade e levar para casa o livro «Mirandelês», que se vai esgotar num ápice.



PARTILHAR:

Andebol

História no Ténis de Mesa