A Câmara Municipal de Ribeira de Pena está a tomar algumas medidas de prevenção contra os incêndios florestais. Assim, já iniciou o processo de recrutamento de pessoas que integrarão a equipa de limpeza de pontos de captação de água, dos caminhos florestais e dos aglomerados populacionais, em especial dos locais onde a carga de combustível possa constituir um risco para a propagação de incêndios.

Esta medida de prevenção surge tendo em conta o preservação dos nove mil hectares de floresta e os aglomerados populacionais do concelho. Neste momento, no terreno, equipas de sapadores florestais e o pessoal dos serviços florestais desempenham já algumas tarefas de limpeza e vigilância permanente das zonas verdes.

De referir, ainda, que a autarquia apresentou uma candidatura à medida 3.4, Prevenção de Risco Provocados por Agentes Abióticos, do programa Agris, com o objectivo de adquirir duas viaturas 4x4, com capacidade para 600 litros de água, destinadas ao combate de incêndios.

Em 2004, ocorreram 59 incêndios no concelho, que consumiram 31 hectares de mato e floresta, o que representou uma redução em comparação com o ano anterior e uma das raras excepções nacionais.



PARTILHAR:

Fracas expectativas

8 de Maio de 2005 - Podence