O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, vai avançar com a construção de um matadouro municipal no loteamento industrial, cujo projeto está orçado em 2,6 milhões de euros, disse hoje o presidente da câmara.

“Vamos avançar com a construção de um matadouro municipal na zona industrial que está em fase final de adjudicação. Será construída uma unidade de abate moderna e funcional”, disse António Pimentel. 

Na última reunião de câmara, realizada na terça-feira, o executivo municipal de maioria PSD aprovou a proposta de construção do matadouro, na qual é referido que “não existe disponibilidade financeira para participar em qualquer outro projeto do mesmo género a nível intermunicipal com os municípios de Miranda do Douro e Vimioso”.

“O município de Mogadouro, e eu pessoalmente, acompanhámos durante 12 anos [o tema] e não tenho conhecimento oficial de ter havido tomadas de posição em sede de executivo municipal sobre o projeto do matadouro intermunicipal, tanto nos últimos oito anos de mandato PS, como nos anteriores três mandatos do PSD. Apenas houve conversas e uma reunião onde o tema foi debatido, mas não existe qualquer documento escrito ou posição defendida nas atas da câmara”, vincou o autarca de Mogadouro.

Ainda assim, o executivo municipal de Mogadouro decidiu revogar todos os atos administrativos consubstanciados em decisões tomadas por anteriores executivos, nomeadamente deliberações, acordos, candidaturas e parcerias como o município de Miranda do Douro e Vimioso referentes ao então denominado Matadouro Intermunicipal do Planalto.

“Tenho estima pela minha colega presidente da câmara de Miranda do Douro [Helena Barril], mas desde a primeira hora lhe transmiti que Mogadouro iria avançar com a construção de um matadouro municipal”, sustentou António Pimentel.

O autarca disse também que o matadouro “será construído com recurso aos cofres do município, e caso haja oportunidade de arranjar fundos comunitários procederá em conformidade”.

“Todos os produtores de outros concelhos que queiram utilizar o matadouro municipal de Mogadouro serão bem-vindos. Não abdicarei deste projeto para o meu concelho”, concretizou.

Segundo fonte ligada ao processo, a construção de um matadouro no Planalto Mirandês tem sido debatida há mais de uma década, chegando a haver reuniões de trabalho entre os três municípios envolvidos - Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso - para a construção de um matadouro intermunicipal.

O município de Miranda do Douro já tinha anunciado na semana passada a construção do matadouro intermunicipal do Planalto, que ficará instalado em Sendim e cujo projeto está orçado em cerca de quatro milhões de euros.

A presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, já havia dito que “não há a possibilidade de qualquer reunião com Mogadouro sobre a matéria”.

O presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, disse também que, após uma reunião de câmara tida em abril de 2011, e que juntou os representes dos três municípios [Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso], mantém a posição e que esta passa pela construção de um matadouro intermunicipal a localizado em Sendim, no concelho de Miranda do Douro.

A construção de um novo matadouro no planalto mirandês foi uma das principais bandeiras políticas dos dois autarcas eleitos nas listas do PSD para as câmaras de Miranda do Douro e Mogadouro durante a campanha para as últimas eleições autárquicas.



PARTILHAR:

Sabrosa aplica 1,8 ME em mercado que promove o Douro através dos produtos e cultura

Mogadouro disponível para apoiar ambulância SIV parada por falta de técnicos