O município de Mogadouro viu aprovada uma candidatura de mais de 1,8 milhões de euros a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinada à reabilitação da escola secundária e pavilhão desportivo, disse hoje o presidente da câmara.
“Esta candidatura no valor de 1.816.832,65 euros foi submetida ao Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas, na área da Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, tendo sido aprovada, e destina-se a renovar a o edifício do Agrupamento de Escolas de Mogadouro ao nível das infraestruturas, caixilharia, isolamento, salas de aula e laboratórios”, explicou António Pimentel.
O autarca social-democrata do distrito de Bragança acrescentou ainda que, “no âmbito da intervenção serão ainda efetuadas melhorias estruturais no polidesportivo escolar que se encontra no recinto escolar e onde vai removida a cobertura de amianto, colocação de um novo piso e criação de condições de conforto e privacidade, ao nível dos balneários do equipamento desportivo”.
O projeto tem prazo de conclusão previsto para maio de 2026 e será financiado a 100% pelo PRR.
“A candidatura foi submetida a 08 de fevereiro de 2024, após um grande esforço institucional do município de Mogadouro, uma vez que inicialmente a nossa escola não se encontrava sinalizada entre os estabelecimentos de ensino para intervenção prioritária. Conseguimos que o nosso estabelecimento de ensino fosse incluído nesta listagem e elaborámos uma candidatura com os nossos recursos humanos em tempo recorde”, indicou António Pimentel.
O autarca destacou ainda que o projeto de reabilitação da escola EB 2,3 de Mogadouro e respetivo pavilhão desportivo encontrava-se em fase avançada, tendo a ideia ganhado maturidade, o que permitiu fazer a candidatura ao programa.
“Trata-se de um projeto importante para o concelho já que é financiado na sua totalidade pelo PRR e não vai onerar o orçamento municipal”, rematou.
A escola EB 2,3 de Mogadouro é frequentada por cerca de meio milhar de alunos.
Foto: DR