O município de Mogadouro vai investir cerca de dois milhões euros na requalificação da escola básica e secundária do concelho, e pavilhão desportivo, numa ação que visa melhor a eficiência energética e remoção do amianto, foi hoje anunciado.
“A Escola Básica e Secundária de Mogadouro vai ser recuperada, bem como o pavilhão desportivo, que apesar de não contarem na primeira listagem para a obtenção de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), conseguimos através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) que este investimento fosse incluído neste mecanismo”, explicou à Lusa o presidente da câmara, António Pimentel (PSD).
O autarca do distrito de Bragança esclareceu ainda que foi feito um projeto para a requalificação dos dois imóveis "em tempo recorde" e o financiamento de fundos do PRR a 100% foi aprovado.
“Para dar início às obras de requalificação aguardamos, apenas, pelo visto do Tribunal de Contas (TdC) (...). No local estão já colocados 12 contentores, para 12 salas de aula, que serão utilizados pelos alunos e professores, enquanto decorre a empreitada”, disse.
De acordo com António Pimentel, as obras na Escola Básica e Secundária de Mogadouro vão incidir em praticamente todo o edifício, tendo em vista a melhoria da eficiência energética, com as mudanças de todas as caixilharias, pavimentos, telhado, entre outras ações para melhoria das condições do dia-a-dia da comunidade escolar.
“Com estas obras, e com as já efetuadas recentemente no antigo ciclo preparatório, um edifício contíguo que está dotado de uma cantina escolar e um auditório, os alunos não terão de sair do recinto da escola para a realização das suas atividades de aprendizagem ou desportivas”, observou.
O autarca acrescentou que, no âmbito da intervenção, serão ainda efetuadas melhorias estruturais no polidesportivo escolar que se encontra no recinto e onde vai removida a cobertura de amianto, colocação de um novo piso e criação de condições de conforto e privacidade, ao nível dos balneários do equipamento desportivo.
A conclusão das obras está prevista para o final do primeiro semestre de 2026.
A Escola Básica e Secundária de Mogadouro é frequentada por 395 alunos, que frequentam o ensino regular como o 2.º e 3.º ciclos, secundário e profissional.
Foto: AP