O município de Mogadouro vai investir mais de oito milhões de euros num conjunto de obras em vários pontos da vila destinadas a melhorar a atividade económica do concelho nos próximos anos, disse hoje o presidente da câmara.

A primeira dessas obras já está adjudica e passa pela melhoria do Parque de Feiras e Exposições de Mogadouro, com uma intervenção de fundo na nave que vai permitir dotá-la de mais espaço amplo, com melhores condições acústicas que o atual imóvel, e está orçada em cerca de 1,1 milhões de euros.

"A promessa desta intervenção, no parque de exposições, foi-se arrastando por vários anos, mas finalmente obteve o visto do Tribunal de Contas (TdC) e está tudo pronto para dar início a esta obra emblemática para economia do concelho”, disse à Lusa Francisco Guimarães.

Trata-se de um investimento de cerca de um milhão de euros que sai dos cofres da autarquia, que é comparticipado em 180 mil euros de apoios de um programa destinado a beneficiação de equipamentos municipais.

"Com está intervenção vamos criar praticamente um novo Parque de Exposições em Mogadouro, o que significa um grande esforço financeiro para o município já que a obra ultrapassa o milhão de euros", concretizou o autarca.

O autarca indicou que está também em obras a Estrada Municipal que liga São Martinho ao Variz, na qual vai ser investido mais de um milhão de euros.

Outras das obras previstas é a melhoria do saneamento básico e abastecimento de água na freguesia de Meirinhos, onde estão a ser investidos cerca de 700 mil euros.

Também previstas para o segundo semestre do ano estão obras de requalificação das piscinas municipais cobertas e de um moinho instalado no Parque Urbano da Ribeira do Juncal.

Francisco Guimarães garante que o município aguarda também o visto do TdC para a construção de uma nova cantina escolar que vai permitir requalificar, ao mesmo tempo, o edifício do antigo Ciclo Preparatório de Mogadouro, empreitada orçada em 1,5 milhões de euros.

Outro dos equipamentos que entrará em construção "a breve prazo" será o espaço de valorização das raças autóctones do Planalto Mirandês a instalar nas proximidades do Parque de Feiras e Exposições.

"Vamos investir neste conjunto de obras e noutras mais pequenas mais de oito milhões de euros, o que em tempo de pandemia poderá dar um novo impulso à atividade económica do concelho", prevê o presidente da câmara de Mogadouro.

Quase todas as empreitas serão comparticipadas por fundos comunitários com apoios que vão dos 60 ao 85% do seu montante global.

"Com os tempos que correm, devido à covid-19, haverá alguma dificuldade em arranjar trabalho e estas obras poderão ser um complemento para várias famílias e para o tecido e económico do concelho, mas também um grande esforço financeiro para o município", concluiu o autarca.



PARTILHAR:

UTAD desenvolve aplicação informática que fornece dados por concelho

Consumidores atribuem cinco estrelas às praias e à aldeia de Podence