A vila de Mogadouro, no distrito de Bragança, vai homenagear a mulher transmontana durante a edição de 2019 do Festival Terra Transmontana (FTT), que decorre na zona histórica daquela vila entre os dias 12 e 14 de julho.
"A mulher transmontana, que sempre teve características únicas e uma grande responsabilidade no seio da família, do trabalho e da comunidade. Daí que, este ano, decidimos prestar esta homenagem a todas as mulheres, e em particular à transmontana, no FTT", explicou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.
O FTT tem uma particularidade única, já que se realiza no centro histórico da vila, junto ao velho castelo Templário da localidade, onde os visitantes marcam encontro com a história e as tradições seculares deste território.
"O Festival Terra Transmontana refere-se, também, a um evento que proporciona a vivência e a experiência do património cultural do nordeste transmontano, viajando pela nossa tradição", vincou o autarca.
Com uma forte componente lúdica, proporciona o contacto com a natureza, com as ritualidades, a música folk, a gastronomia, as artes e ofícios e as demais expressividades poético-culturais que caracterizam esta região do Nordeste Transmontano, recuando também até contextos medievais com uma mostra de usos e costumes da época.
"Com este festival. vamos fazer uma sentida homenagem à mulher da transmontana, juntado a cultura a e tradição através de uma vasto programa dedicados aos visitantes", enfatizou.
Que visitar Mogadouro terá parque de campismo e piscinas gratuitas.
Com esta inicitiva pretende-se também proporcionar oportunidades de mostra e comercialização de produtos locais, com diversas tendas e bancas de expositores, numa zona da vila que vai perdendo habitantes.
"Os expositores (incluindo a totalidade da equipa de trabalho) deverão possuir indumentária características da época e do tema anual do Festival Terra Transmontana, assim como os elementos decorativos do espaço. Não serão permitidos elementos decorativos ou vestes que não sejam de foro tradicional", pode ler-se no regulamento do FTT.
Durante o FTT os moradores da zona histórica da vila de Mogadouro abrem as portas das suas casas transformando-as em "verdadeiros" espaço gastronómicos.
A música dos Velha Gaiteira e Coletivo Foice abrem o festival no dia 12. Já no dia 14 sobem ao palco Uxucalhos e Terra Livre.
O domingo fica reservado para os gaiteiros tradicionais e para o desfile etnográfico, com figurantes vestidos è de acordo com o tema proposto para a edição deste do FTT.
Pelo meio haverá animação de rua com gaiteiros, teatro de marionetas, jogos tradicionais, palhaços e a companhia Maribondo.