O Douro é um destino cada vez mais procurado para a passagem de ano, seja a navegar em barcos-hotel ou a habitar casas de turismo rural ou hotéis de luxo, alguns dos quais têm já lotação esgotada.

António Martinho, presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, afirmou à agência Lusa que este território é «cada vez mais procurado para o réveillon», numa tendência que contraria a época baixa e de menor procura que se verifica no Inverno.

Localmente, segundo o responsável, os empresários souberam organizar-se e criar programas que atraem cada vez mais turistas.

Há três anos, a procura nesta época do ano para o destino Douro era «ainda muito diminuta\", com algumas unidades a \"nem sequer abrirem\" para a passagem do ano. \"Nestes últimos três anos tem-se verificado um aumento progressivo. Hoje já temos algumas unidades esgotadas e outras estão com taxas de ocupação a rondar entre os 80% a 90%\", frisou.

Os turistas que chegam ao Douro por estes dias são maioritariamente casais portugueses, com ou sem filhos, que vêm em busca da calma e sossego que o território oferece. Os programas variam entre as quintas, estalagens, barcos-hotel, turismo rural ou hotéis de luxo.

Segundo dados da Turismo do Douro, o Hotel Régua Douro, em Peso da Régua, o Vintage House Hotel, no Pinhão, e o Hotel Quinta do Paço, em Vila Real, estão já com a casa cheia. Entre outros, o Hotel Lamego e o Aquapura Douro Valley registam mais de 80% a 90%. Para \"entradas d ouro\", a empresa DouroAzul organiza vários pacotes a bordo de barcos no rio Douro, apenas para o jantar e festa, ou para várias noites.

As diversas unidades apostam na gastronomia com produtos da região, em tratamentos nos SPA, fogo de artifício, complementando os programas com visitas a quintas de enoturismo, provas de vinho, ou concertos como o de Pedro Abrunhosa, em Lamego.

António Martinho referiu que alguns dos pacotes propostos incluem a oferta de uma noite, em três, com preços a variar para todas as carteiras.

Em termos globais o responsável fez um balanço \"positivo\" do turismo no Douro neste ano, em que o Património da Humanidade assinala o décimo aniversário. \"Foi um ano de consolidação da procura para este destino\", afirmou António Martinho.

O responsável referiu que o território registou \"momentos de pico e de crescimento significativo\".



PARTILHAR:

Apoiadas pelos outros partidos

Debate público até 03 de abril