O município de Moncorvo vai disponibilizar lenha da Mata Nacional Reboredo aos munícipes que podem levar para casa 1.500 quilos deste subproduto florestal, ajudando a minimizar os efeitos da inflação, disse hoje o presidente da câmara.

“Cada munícipe pode extrair até 1.500 quilos de lenha que deve ser usada para consumo próprio. Com os aumentos dos preços da eletricidade, das ´pellets’ ou do gás, pretendemos ajudar a diminuir os custos das famílias com o aquecimento das suas casas e minimizar o impacto da inflação neste setor”, explicou à Lusa, Nuno Gonçalves.

Esta ação tem duas componentes, uma virada para as famílias mais carenciadas, grupos de pobreza ou exclusão social sob o mote “Reboredo Ajuda”. No segundo caso, está virado para a população em geral, através da iniciativa “Quintas-feiras no Reboredo”.

Para grupos de risco quer de pobreza ou exclusão social, o município implementou o programa “Reboredo Ajuda”, que consiste na atribuição de 1.500 quilos de lenha e respetivo transporte, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: ser residente no concelho, apresentar um rendimento mensal per capita, determinado nos termos do Regulamento Municipal de Atribuição de Habitação Social, igual ou inferior a 75% do Indexante de Apoio Social em vigor e não tenham viatura própria ou de familiares descendentes e/ou ascendentes.

Todos interessados abrangidos pelos dois programas [Quintas-Feiras no Reboredo e Reboredo Ajuda] têm que ser residentes no concelho de Moncorvo, no distrito de Bragança e devem dirigir-se à secção administrativa do Gabinete Técnico Florestal, acompanhados pelo cartão do cidadão para preenchimento de formulário próprio disponível no local. Posteriormente, o município comunica ao requerente a data e o local no qual se encontra autorizado a extrair lenha.

Esta iniciativa tem o seu início marcado para quinta-feira e decorre até ao dia 22 de abril de 2023 e está circunscrito Perímetro Florestal da Serra do Reboredo, que em a cogestão do município de Moncorvo e do Instituto da Conservação e Florestas (ICNF).

“As áreas disponíveis para cortar lenha são supervisionadas e acompanhadas por técnicos florestais do município e limitadas a áreas que necessitam de limpeza para evitar incêndios florestais”, indicou.

De acordo com o município de Torre de Moncorvo, a Mata Nacional do Reboredo é, a par do domínio hídrico dos rios Douro e Sabor, “a maior riqueza” natural deste concelho, com a sua imensa mata revestida por um manto vegetal de espécies variadas como os carvalhos, sobreiros, pinheiros, cupressos, castanheiros, medronheiros, urzes, estevas, giestas, espinheiros, carquejas, além de herbáceas raras como é o caso de algumas variedades de orquídeas e a rosa-albardeira.

As candidaturas a estes programas devem ser apresentadas no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo para análise e decisão.



PARTILHAR:

Jovem detido junto a escola de Mirandela com cinco facas e uma soqueira

Vila Real homenageia escritor Pires Cabral dando o seu nome ao Grémio Literário