O festival de vinhos de Moncorvo pretende promover em setembro “um setor em ascensão que faz parte integrante do potencial da economia e do turismo local" daquele concelho do Douro Superior, afirmou hoje o presidente da câmara local.

"O território do concelho de Torre de Moncorvo possui cerca de 1.530 hectares de vinha plantados representando 16% do Douro Superior e 3,5% da região do Douro, o que são já números consideráveis para um setor da económica que se pretende afirmar pela qualidade dos seus néctares", concretizou Nuno Gonçalves, em declarações à Lusa.

A iniciativa vitivinícola está agendada para os dias 07 e 08 de setembro e vai decorrer na Praia Fluvial da Foz do Sabor, no distrito de Bragança, em plena sub-região vitivinícola do Douro Superior, e contará com a presença de mais de uma dezena de produtores/engarrafadores locais.

Outras das novidades, segundo os promotores do evento, está ligada à mudança de nome do certame, que passa a Vinho & Sabor Douro em detrimento da anterior designação Sabor D'Ouro Wine Summer Fest.

"Pretendemos juntar nesta iniciativa os melhores vinhos do concelho à paisagem idílica da Praia Fluvial da Foz do Sabor, que é um dos principais ativos do turismo do território, e ao mesmo tempo fazer uma festa em tempo de vindimas", justificou o autarca.

O Festival Vinho & Sabor Douro promete outras novidades, como a realização de um concurso e uma prova comentada com os vinhos presentes no evento.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende promover um dos produtos âncora da economia do concelho - o vinho - e dar a conhecer as principais castas da região duriense.

"Não podemos esquecer que grande parte do concelho é abrangido pela Região Demarcada do vinho do Porto e pela área do Alto Douro Vinhateiro, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO- organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura ", vincou o responsável.

Segundo o autarca, os vinhos produzidos no Douro Superior, sub-região do Douro onde Torre de Moncorvo está inserida, têm provas dadas da sua qualidade de excelência como comprovam os vários prémios que lhe são atribuídos a nível nacional e internacional.

Outras das propostas dos promotores do festival passa pela realização de uma noite branca.

"A entrada no certame é livre e a autarquia convida todas as pessoas a vestirem-se de branco e aproveitarem para se divertir com a família e amigos na festa oficial de despedida do verão", concluiu o autarca.

A iniciativa servirá ainda para promover o Dia do Douro, que este ano se assinala no dia 20 de outubro na Praia Fluvial das Foz do Sabor.

Vinho & Sabor Douro
7 e 8 de Setembro
Praia Fluvial da Foz do Sabor
Torre de Moncorvo



PARTILHAR:

Ricardo Nunes gera onda de apoio e solidariedade

Vale do Tua apoia jovens a candidatarem-se ao StartUP Voucher