Há 13 utentes e uma funcionária contaminados pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, indicou hoje o provedor da misericórdia local.

"Há 14 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 13 são utentes e uma funcionária", confirmou à Lusa Fernando Gil, adiantando que "foram acionados todos os mecanismos possíveis para conter a propagação da covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus)".

A UCC é gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (SCMTC) e tem 24 utentes, sendo que 11 utentes testaram "negativo" para o coronavírus.

As medidas de contingência já foram aplicadas há mais de 15 dias, estando a UCC em isolamento profilático.

O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, adiantou à Lusa que os 24 utentes foram separados em dois grupos.

"Há 13 utentes infetados que foram transferidos para uma ala da UCC e em outra estão os não infetados. A acompanhar os doentes que se encontram na UCC estão de serviço cinco funcionários, sendo que três são auxiliares e dois enfermeiros", concretizou o autarca.

O município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, começou a fazer testes de despistagem em todos as Intuições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho em 01 de abril.

"Os testes que revelaram 14 pessoas infetadas foram realizados por uma equipa da Unidade Local de Saúde do Nordeste e foram realizados na quarta-feira", indicou aquele responsável

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Detetado em dezembro de 2019, na China, o novo coronavírus já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na sexta-feira, e 10.524 infetados (mais 638).



PARTILHAR:

Municípios do Douro suspendem festas e romarias até ao final de junho

Onda de solidariedade esgotou cabrito serrano para a Páscoa