A Câmara de Mondim de Basto anunciou um investimento de 2,1 milhões de euros que vai permitir “duplicar” a taxa de cobertura de saneamento básico neste concelho do distrito de Vila Real.

O presidente da Câmara de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, disse ao Diário de Trás-os-Montes que este investimento vai permitir “duplicar” a taxa de cobertura de saneamento básico que, neste momento, ainda “é muito baixa” e ronda “os 25%”.

Com este projeto, a autarquia espera atingir os 50%, mas o objetivo do executivo é “chegar ao fim deste mandato com uma taxa de cobertura de 75%”.

Trata-se de um investimento que só agora é possível, de acordo com Humberto Cerqueira, devido à “situação financeira do município”.

A obra vai decorrer na freguesia de São Cristóvão e, segundo explicou o município, em comunicado, o “aumento da cobertura da rede e a construção de estações elevatórias vão permitir o encaminhamento das águas residuais urbanas da freguesia para tratamento”.

A intervenção propõe a “eliminação das fossas séticas existentes, que constituem uma fonte de poluição dos solos e das massas de água, reduzindo os efeitos nocivos sobre a massa de água do rio Tâmega e contribuindo para melhorar o seu estado ecológico”.

Esta solução, de acordo com a autarquia, “fará aumentar a acessibilidade física do serviço de saneamento de águas residuais, contribuindo para uma maior equidade no direito de acesso a este serviço público estruturante e para a melhoria da saúde pública”.

A obra deverá iniciar-se ainda este verão e prevê-se que esteja concluída até ao final de 2020.

O investimento é comparticipado em 85% pelo Programa Operacional, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).



PARTILHAR:

O linho de Cerva, a inovação e a projeção com a mala de Louboutin

Mogadouro acolhe prova de Triatlo este fim de semana