O município de Mondim de Basto lança na terça-feira um Roteiro Religioso com 36 capelas e nove igrejas para levar os turistas à descoberta deste concelho do distrito de Vila Real, disse hoje o presidente.
“Este projeto consiste na compilação de todas as igrejas e capelas do concelho. O turismo religioso é também uma aposta deste município”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mondim de Basto, Bruno Ferreira.
O autarca apontou para o 'ex-líbris' do concelho, o Santuário da Senhora da Graça, no alto do Monte Farinha, que é conhecido pela Volta a Portugal em Bicicleta, mas onde a 25 de julho também se realiza uma peregrinação que atrai muita gente que sobe ao santuário a pé, de bicicleta ou de carro.
“A Senhora da Graça é uma referência e um fator de promoção do concelho e, tendo em conta o conjunto de igrejas e capelas que temos, fazia sentido criar um roteiro para que as pessoas possam visitar todas as freguesias. Para que através deste roteiro possam explorar todo o concelho, tirando partido de uma estratégia associada também ao turismo de natureza”, afirmou.
Durante a apresentação do roteiro, será lançada uma plataforma ‘online’ e divulgado um panfleto com a informação sobre o património religioso do concelho do distrito de Vila Real, sendo objetivo futuro criar sinalética e desenvolver conteúdos multimédia.
“Irá permitir valorizar ainda mais estas localidades, onde estão situadas as igrejas e as capelas que ainda hoje são utilizadas para o culto religioso”, destacou.
Antes desta cerimónia será inaugurada a obra de requalificação da capela do Senhor da Ponte, uma iniciativa que contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Também na terça-feira será apresentado o projeto “Mondim de Basto território sustentável”, que resultou de uma candidatura de 737 mil euros ao programa Bairros Comerciais Digitais e que visa promover e fomentar o desenvolvimento dos setores do comércio e dos serviços abertos ao consumidor.
“Esta candidatura consiste em criamos plataformas de comunicação no espaço comercial, avançarmos para a reabilitação de alguns espaços comerciais, na criação de uma plataforma ‘e-commerce’ e apoio para que o comércio possa aderir à digitalização dos seus serviços. Tem muito a ver com a digitalização e dinamização do comércio local”, explicou o presidente.
Esta candidatura foi desenvolvida em conjunto com o Núcleo Empresarial de Mondim de Basto.
Depois, na sexta-feira, é inaugurada em Mondim de Basto a segunda edição da “Colmeia de Natal”, um programa de Natal que quer animar a vila durante a quadra natalícia e inclui iniciativas como uma feirinha, o globo de Natal, a pista de Gelo, a casa do Pai Natal, o comboio de Natal, o parque de neve e espetáculos no Favo das Artes
Este ano a tradicional árvore de Natal vai ser adornada com cabaças feitas e pintadas por crianças e utentes dos centros comunitários, numa alusão às tradições locais.
Em dezembro vai ser lançada a campanha de apoio do comércio local, que consiste na atribuição de ‘vouchers’ para compras nos estabelecimentos locais aderentes.
Esta campanha, que se vai estender ao longo do ano de 2024, tem como objetivo premiar os clientes que elejam o comércio tradicional de Mondim de Basto para realizarem as suas compras.
“Esta iniciativa é um investimento considerável do município e tem como objetivo dinamizar o comércio local, ajudar as associações e instituições locais, mas também ser um convite para visitar o concelho e usufruir de todas as suas potencialidades turísticas e gastronómicas”, salientou Bruno Ferreira.
Foto: DR