O Azeite Porca de Murça recebeu o prémio de melhor Azeite do Mundo nas quatro principais variedades de Trás-os-Montes (Cobrançosa, Cordovil, Verdeal e Madural) de acordo com o “Evoo World Ranking”.

Este “ranking mundial” foi criado pela Associação Mundial de Jornalistas do Vinho e de Bebidas Espirituosas (WAWWJ) para comunicar ao consumidor a qualidade dos Azeites Virgem Extra mais premiados do Mundo e é publicado anualmente há mais de doze anos com base no sistema de classificação WRW & S (World Ranking Wine & Spirit).

Segundo Francisco Vilela, Presidente da Cooperativa dos Olivicultores de Murça, “É um enorme orgulho para todos os Olivicultores Murcenses. Ano após ano o Azeite Porca de Murça tem conseguido ser galardoado como o melhor entre os melhores Azeites do Mundo e esta regularidade ímpar confirma as características singulares do produto que Cooperativa dos Olivicultores de Murça coloca no mercado. Estes resultados confirmam também que o Azeite com Cacau, uma inovação sem paralelo no setor oleícola, foi uma aposta ganha conseguindo atingir em menos de dois anos desde o seu lançamento o segundo lugar no «TOP 25 Flavored Oil of the World 2024» um Ranking historicamente liderado por Azeites Gregos em que nunca tinha constado um Azeite Português.”

O Azeite Porca de Murça, só em 2024, em 14 dos maiores concursos internacionais, conquistou cerca de 65 medalhas com as suas edições DOP, Cobrançosa, Madural, Cordovil, Verdeal, Biológico e Azeite com Cacau. Conseguiu também ser o melhor Azeite Português em dois dos mais respeitados concursos internacionais nos dois países líderes na produção oleícola: Espanha e Itália, no ESAOE e no EVOIOOC respetivamente. No Concurso Internacional de Málaga, também em Espanha, por análises químicas, o lote Cordovil foi considerado o nono azeite mais saudável do Mundo pela sua constituição equilibrada em ácidos gordos saudáveis e polifenóis.

Este azeite transmontano conquista agora o mais alto patamar do pódio dos melhores azeites do mundo, demonstrando ser o verdadeiro embaixador da qualidade do Azeite de Trás-os-Montes e particularmente de Murça, pelo Mundo.




PARTILHAR:

PJ acompanha caso de bebé que morreu após convulsões em Alijó

AT em condições de concluir apuramento de impostos associados à venda de barragens