A plataforma ‘online’ para a promoção e comercialização do cozido barrosão vai ser lançada no dia 11 de novembro, em Montalegre e está a cargo dos ‘chefs’ Vítor de Oliveira e António Dias, anunciou hoje a câmara.

O município de Montalegre especificou, em comunicado, que o projeto ‘online’ www.cozidobarrosao.pt tem como objetivo “a promoção e comercialização” da iguaria regional e também do território do Norte do distrito de Vila Real.

Segundo a autarquia, na loja online vão poder ser adquiridos ‘packs’ compostos pelas carnes salgadas e fumadas e pelos enchidos necessários para confecionar o cozido, bem como um conjunto de produtos ou marcas originárias do Barroso, território Património Agrícola Mundial, nomeadamente doces e compotas, vinhos e a batata de Montalegre.

“A ideia é que estes produtos possam ser comprados individualmente e recebidos diretamente em casa, nas doses certas, sem desperdícios e acompanhados pelas receitas dos ‘chefs’ anfitriões”, salientou.

No âmbito desta plataforma, está também previsto o lançamento, no início do próximo ano, de uma secção inteiramente dedicada à descoberta do território, com a oferta de alojamento de qualidade, circuitos, experiências, provas e programas completos de visitação.

Nessa altura, será apresentada publicamente e oficialmente junto dos organismos de promoção turística nacional como o Turismo de Portugal e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Com esta iniciativa, de acordo com a câmara, “pretende-se alavancar a imagem do território de Barroso como um destino de excelência em termos produtivos, etnográficos, gastronómicos e vinícolas, assim como zelar pela sua consolidação como território natural protegido”.

O cozido barrosão vai ser promovido por todo o país por intermédio de almoços e jantares vínicos, apresentações gastronómicas e presenças em feiras nacionais e internacionais.

A câmara disse ainda que, localmente, está prevista a organização de visitas técnicas e eventos envolvendo ‘chefs’ de cozinha, assim como de passeios promocionais com operadores turísticos, jornalistas, fotógrafos e bloggers de viagens.



PARTILHAR:

Feira de São Martinho regressa ao centro da vila de Alijó

Ideias de negócio de alunos do politécnico de Bragança arrecadam 388 mil euros