O FC Porto, vencedor das duas últimas edições, qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao golear em casa o Montalegre, do Campeonato de Portugal, por 4-0.
Na quarta eliminatória e perante uma equipa do quarto escalão, os 'dragões' marcaram pelo inglês Danny Namaso (13 minutos), pelo brasileiro Evanilson (18 e 44) e pelo espanhol Fran Navarro (62).
Sem cair na quarta eliminatória desde 2016/17, o FC Porto, 19 vezes vencedor da Taça, junta-se ao Vizela, também da I Liga, no lote de equipas apuradas para os oitavos de final.
Taça de Portugal / FC Porto - Montalegre (ficha)
O FC Porto venceu hoje o Montalegre, por 4-0, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, que se realizou no Porto.
Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
FC Porto – Montalegre, 4-0.
Ao intervalo: 3-0.
Marcadores:
1-0, Namaso, 13 minutos.
2-0, Evanilson, 18.
3-0, Evanilson, 44.
4-0, Fran Navarro, 62.
Equipas:
- FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário (Varela, 77), Zé Pedro, Fábio Cardoso, João Mendes, Grujic, Romário Baró (Francisco Conceição, 59), André Franco, Galeno (Nico Gonzaléz, 59), Namaso e Evanilson (Fran Navarro, 58).
(Suplentes: Diogo Costa, David Carmo, Taremi, Francisco Conceição, Pepê, Nico Gonzaléz, Alan Varela, Gonçalo Borges e Fran Navarro).
Treinador: Sérgio Conceição.
- Montalegre: Bruno Pio, David Santos, Alex Reis, Fábio Fonseca, André Dias (Angola, 63), Edu Machado, Rúben Neves, Zack Ngom, Lassana Mané (Carlos Moura, 55), Isaac Boakye (Tiago Luís, 63) e Douglão.
(Suplentes: Benjamin, Carlos Moura, Flávio Rodrigues, Edu Ribeiro, Maurício, Angola, João Riça, Tiago Luís, David Moura e Nuno Machado).
Treinador: Tony da Silva.
Árbitro: Hélder Carvalho (AF Santarém)
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ngom (83), Carlos Moura (90).
Assistência: 19.830 espetadores.
COMENTÁRIO:
FC Porto 'despacha' GDC Montalegre sem veleidades na Taça de Portugal
O FC Porto ‘despachou’ hoje sem surpresa o Montalegre, do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, por 4-0, na quarta ronda da Taça de Portugal de futebol, seguindo na defesa de um troféu festejado nas últimas duas épocas.
No Estádio do Dragão, no Porto, os vice-campeões nacionais vincaram o seu favoritismo com golos do inglês Danny Namaso (13 minutos), do brasileiro Evanilson (18 e 44) e do espanhol Fran Navarro (62), que se estreou a marcar ao nono encontro pela sua equipa.
O FC Porto, segundo clube mais titulado da Taça de Portugal, com 19 troféus, a sete do recordista Benfica, chegou às 16 vitórias seguidas na competição e juntou-se ao também primodivisionário Vizela entre os apurados para os oitavos de final, ditando a ‘queda’ do Montalegre, um dos sete representantes do Campeonato de Portugal nesta quarta fase.
Quatro dias antes da deslocação a casa dos espanhóis do FC Barcelona, da quinta e penúltima jornada da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição ‘poupou’ várias figuras e concedeu a estreia a titular do lateral esquerdo João Mendes, opção habitual na equipa B, da II Liga.
Os anfitriões quase foram surpreendidos logo nos instantes inaugurais, quando Romário Baró e Zé Pedro erraram na saída de bola e geraram um par de contragolpes perigosos, com Isaac Boakye a rematar contra Cláudio Ramos e Alex a arriscar de longe para fora.
Esse atrevimento madrugador do Montalegre rapidamente foi neutralizado pelo FC Porto, que viu Evanilson a testar os reflexos de Bruno Pio, aos oito minutos, e André Franco a falhar em posição frontal, aos 12, pouco antes de ter começado a descomplicar a tarefa.
Uma combinação entre Evanilson e Galeno lançou Danny Namaso para o primeiro tento, aos 13, numa vantagem duplicada cinco minutos depois, com o brasileiro a beneficiar de um desarme do inglês sobre Fábio Fonseca para ludibriar David Santos e atirar a contar.
Os dois golpes abalaram a confiança dos pupilos de Tony, que nunca mais conseguiram ameaçar os ‘dragões’ e passaram mais tempo perto da baliza de Bruno Pio, que, aos 31 minutos, afastou para a frente um ‘tiro’ de Grujić, cuja recarga de Namaso saiu por cima.
O sérvio estaria na origem do 3-0, ao descobrir em profundidade Galeno, que cruzou na esquerda para o toque decisivo de Evanilson, aos 44 minutos, diluindo alguma réstia de esperança dos barrosões e transformando a segunda parte numa autêntica formalidade.
Sem precisar de forçar o ritmo, o FC Porto continuou dominador e importunou Bruno Pio por Evanilson (46 minutos) e André Franco (57), que, aos 62, deu sequência ao passe de Francisco Conceição e levantou na direita para o desvio do recém-entrado Fran Navarro.
Nem a gestão de esforço de alguns eventuais titulares no embate na Catalunha removeu intensidade à formação de Sérgio Conceição, tal como provaram mais dois ‘falhanços’ de Namaso (64 e 88 minutos) e uma finalização desenquadrada de Fábio Cardoso (78), por entre duas intervenções do guarda-redes do Montalegre perante Marko Grujić (72 e 80).
Em período de compensação, o terceiro colocado da Série A do quarto escalão nacional ainda logrou espaço em contra-ataque para tentar o golo de ‘honra’, mas Cláudio Ramos impôs-se a Angola e a insistência de Tiago Luís passou ao lado, no ocaso de uma noite tranquila para os ‘dragões’, em contraste com os últimos dias de turbulência pré-eleitoral.