O 6.º Encontro de Investidores da Diáspora vai realizar-se em Montalegre, presumivelmente em 2022, depois do repto lançado pelo presidente da câmara local, que foi aceite pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
O autarca de Montalegre, no distrito de Vila Real, Orlando Alves, desafiou hoje a governante a realizar, naquela localidade, uma edição do Encontro de Investidores da Diáspora, durante a assinatura de protocolos relativos à criação dos Gabinetes de Apoio aos Emigrantes (GAE) do Alto Tâmega e Barroso.
Berta Nunes explicou que a 5.ª edição do evento deverá decorrer em julho de 2021 no município de Ourém, no distrito de Santarém, mas concordou que a próxima edição se realize em Trás-os-Montes.
O presidente da Câmara de Montalegre considerou “muito importante” que aquele evento seja realizado “numa terra no interior do país”.
“Iremos realizar aqui o congresso com a pompa que merece”, garantiu Orlando Alves.
O autarca confessou ainda a “satisfação muito grande” por poder receber “gente a discutir e a pensar”.
“É do pensamento e discussão que sai a luz e do cruzamento de ideias é que sai o investimento”, apontou.
A quinta edição do Encontro de Investidores da Diáspora está prevista para Fátima, no concelho de Ourém, no Centro Pastoral Paulo VI, em finais de julho de 2021.
Os Encontros de Investidores da Diáspora, que se realizam anualmente desde 2016, visam disponibilizar aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a informação sobre as políticas públicas de apoio ao investimento existentes em Portugal e facilitar a criação de redes de contacto e de parcerias com os empresários que aqui exercem a sua atividade.