Um grupo de moradores da zona de Nossa Sra. da Conceição, em Vila Real, acusa a autarquia local de ser «responsável pela quantidade de lixo amontoado num terreno que fica nas imediações da feira dos trapos», que se realiza todas as terças e sextas-feiras.
Segundo uma habitante ouvida pelo JN, \"caixotes, plásticos, restos de comida e até fraldas sujas são, pura e simplesmente, atirados para aquele local e depois ninguém se preocupa em limpar\". Outra moradora recorda que \"o espaço pertence aos prédios, é certo, mas nós não somos obrigados a limpar o lixo da feira. Penso que, se os feirantes tivessem melhores condições e mais contentores, não deitariam o lixo para trás das costas\", considera.
O vereador da autarquia responsável pelo pelouro do Ambiente, Miguel Esteves, recusa as críticas e garante que \"não só há contentores, como já foram feitas várias acções de sensibilização junto dos feirantes, que incluíram distribuição de sacos logo pela manhã, para não ficar lixo espalhado pelas imediações. Acontece que nem todas as pessoas seguem os bons exemplos da mesma forma que seguem os maus\".
Aquele responsável lembra, no entanto, que \"o espaço em causa é privado e, por isso, cabe aos condóminos manter aquela zona limpa\". E ameaçou \"Se não o fizerem, serão notificados para tal. A responsabilidade é do proprietário do terreno\".
Os habitantes, que dizem estar \"fartos de apelar para que não seja depositado ali lixo\", garantem que \"a situação está a tornar-se insuportável, pois já começam a aparecer ratos em várias garagens dos prédios\", disse um outro morador, também este recusando identificar-se, por \"questões pessoais\".
Segundo o Jornal de Notícias apurou, a Câmara de Vila Real pretende ficar com o referido espaço para anexar ao futuro jardim público previsto para a zona, quando estiver construída a nova feira na zona de Lordelo (Abril de 2008).
No entanto, se alguns moradores concordaram, outros terão exigido mais explicações sobre o projecto, não tendo sido possível até à data um acordo entre autarquia e condóminos.