O médico pneumologista e antigo presidente da Assembleia Municipal de Vila Real, António Passos Coelho, faleceu hoje aos 92 anos, disseram fontes da autarquia e do PSD.
As cerimónias fúnebres de António Passos Coelho, pai do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, vão realizar-se na terça-feira, na igreja do Calvário.
Nascido em 1926, em Valnogueiras, em Vila Real, António Passos Coelho foi médico pneumologista, tendo passado pelo Caramulo, de onde foi para Luanda (Angola), tendo regressado depois à terra natal.
Em Vila Real, foi diretor de hospital, abriu consultório e foi presidente da Assembleia Municipal, eleito pelo PSD e, ao longo do seu percurso de vida, escreveu vários livros.
O presidente da concelhia do PSD de Vila Real, Vasco Amorim, destacou à agência Lusa o "percurso extraordinário" do médico, escritor, político que desempenhou um papel muito relevante neste município.
Vasco Amorim elencou ainda o "lado humano" do homem que era "muito conhecido e respeitado" e que desempenhou um papel importante papel na luta contra a tuberculose.
Foto: Armando Palavras, tempocaminhado.blogspot.com