Uma mulher de 82 anos morreu atropelada e duas ficaram feridas, anteontem à noite, quando atravessavam a EN 221 depois de abandonarem um velório numa capela, em Duas Igreja, Miranda do Douro.

O atropelamento aconteceu cerca das 21.30 horas, na EN 221, que atravessa a localidade de Duas Igrejas, numa recta, no sentido Duas Igrejas-Sendim. A capela de onde saíam as vítimas, com um grupo de cerca de 60 pessoas, encontra-se à entrada da aldeia, muito próxima da estrada nacional.

Segundo testemunhas oculares, uma carrinha de caixa aberta que ali circulava \"muito depressa\" terá irrompido pelo meio do grupo, colhendo as três mulheres, todas com idade avançada, que atravessavam a via em direcção às suas habitações, do outro lado da aldeia.

Morreu no SAP

Maria Alves, de 82 anos, foi a vítima que sofreu ferimentos mais graves e veio a morrer, um pouco mais tarde, quando era atendida no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Miranda do Douro. Os outros dois feridos são duas irmãs Maria da Glória Gregório e Engrácia Gregório, de 70 e 72 anos, que sofreram vários traumatismos, tendo sido transportadas para o Hospital de Bragança, onde ainda se encontram internadas. \" Acabou o terço na capela e cada pessoa seguia para sua casa. A carrinha vinha muita depressa e demorou um instante a aperceber-nos de que uma pessoa tinha sido projectada pelo veículo, assim como se encontrava em estado muito grave. Mesmo assim, ainda houve outras pessoas que se aperceberam do perigo e conseguiram desviar-se a tempo\", contou, ao JN, Júlio Branco, testemunha ocular e cunhado da vítima mortal.

Segundo Hirondino João, comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro, o corpo da vítima mortal foi projectada a cerca de 10 ou 12 metros do local do embate. As outras duas mulheres feridas ficaram na berma na estrada, a aguardar por socorro. O condutor do veículo parou imediatamente e terá ficado em choque quando viu o cenário que ficou para trás.

Ontem de manhã, no local do sinistro, ainda eram bem visíveis as manchas de sangue e peças partidas da carrinha, o que ilustra a violência do embate.

Outros casos

A população de Duas Igrejas ficou chocada com o sucedido e relembrou outros casos idênticos que aconteceram no mesmo troço de estrada.

\"Já não é a primeira vez que isto acontece. Há uns anos, já aqui tinha morrido uma outra mulher. Uma criança também foi colhida por um carro, tendo ficado ferida,\" relembrava, ontem, Otília Alves.

No meio do sentimento de dor e de revolta, a população de Duas Igrejas apelava aos automobilistas que ali circulam para \"tentarem cumprir o código da estrada\" e \"terem cuidado com os excessos de velocidade, já que a estrada atravessa, praticamente, toda a localidade\".



PARTILHAR:

Operação da GNR

Autoridades policiais estão atentas