A IV edição da Mostra Gastronómica da Alheira de Mirandela desceu da rua para os jardins do Parque do Império entre os dias 1 e 3, e viu subir em flecha o número de participantes, que de cerca de duas dezenas subiu para o dobro. Destes, apenas cerca de metade eram produtores de fumeiro (sendo os restantes artesãos), e desses, três certificam as suas alheiras.

Foi precisamente o apelo à certificação que marcou, na cerimónia de abertura, o discurso de Jorge Morais, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade que organiza o certame com o apoio da autarquia. Jorge Morais defende a necessidade de "sensibilizar os produtores para a certificação", para a qual, avança o dirigente associativo, "temos manifestado o nosso apoio". A esta necessidade de sensibilização não foi alheia a organização de uma acção de esclarecimento integrada no programa da mostra, sobre a temática da requalificação e modernização do sector da restauração.

E enquanto seis produtores vão certificando as suas alheiras com a Denominação de Origem Protegida (DOP), a ACIM tenta conseguir para o seu enchido de excelência outra certificação, a Denominação de Indicação Geográfica (DIG), que deverá conduzir, assim que o processo estiver concluído, a que a alheira de Mirandela não possa ser produzida sob essa denominação fora de determinados limites geográficos.

Jorge Morais referiu-se ainda, durante a abertura do certame, à possibilidade de, no próximo ano, a mostra se vir a realizar no espaço da Reginorde, uma expectativa peremptoriamente contrariada pelo presidente da Câmara Municipal, José Silvano, que afirmou que "para esta feira, este é o melhor local", não servindo, por outro lado, para "mais nenhuma", sublinharia também. José Silvano recordou ainda o objectivo do certame, ou seja, oferecer aos "milhares de pessoas" que passam pela cidade no trilho da amendoeiras em flor, "um produtos de qualidade" e, assim, simultaneamente, "promover a beleza da cidade". "E é aqui que Mirandela tem a sua beleza principal", argumentou o autarca, defendendo a continuidade daquele local como palco do certame.

O arranque da mostra foi marcado por algum sol, mas mesmo assim pairava no ar a preocupação com a meteorologia para os dias seguintes, que se viria revelar pouco favorável mas não afectou os resultados, tendo-se verificado este ano "ainda maior sucesso que nos anos antecedentes". Em comunicado, a organização avançou como explicações possíveis para este "sucesso" o facto da iniciativa se "estar a consagrar no roteiro dos turistas", o "regresso à qualidade com a certificação da fórmula do produto" e o ter-lhe sido "dado o lugar nobre que merece".



PARTILHAR:

Curso de costura e tecelagem

Campanha