O pavilhão de Portugal na Expo Dubai recebeu ao longo de todo o fim de semana, três municípios do Douro Superior que pretendem cativar investidores internacionais, projetando os seus produtos endógenos e turísticos naquela mostra que decorre no Médio Oriente.

A delegação transmontana é composta por autarcas, técnicos de turismo, empresários, representantes de cooperativas agrícolas e vitivinícolas, provenientes dos concelhos de Freixo de Espada à  Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, que têm à sua espera cerca de três dezenas de potenciais investidores do mercado emergente de países do mundo árabe, como os Emirados Árabes Unidos.

“De uma lista que consultamos fornecida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal [AICEP] a qual integrava cerca de uma centena de empresas e empresários internacionais, foram selecionados 30 que se enquadram no perfil dos empresários com potencial financeiro para investir neste território” explicou à Lusa o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira.

O autarca destaca “os intensos contactos” efetuados junto da AICEP, por se entender que a Expo Dubai 2021 “é uma montra de visibilidade mundial para dar a conhecer os produtos endógenos originários do concelho de Freixo de Espada à Cinta e não só", mas de toda uma região que se pretende alavancar economicamente.

“Através deste contacto com a AIECP, conseguimos também levar uma delegação dos municípios de Torre de Moncorvo e de Carrazeda de Ansiães, no sentido de potenciar uma sub-região, como é o Douro Superior, a nível mundial, devido à sua beleza inesgotável e aos seus produtos de grande qualidade”, vincou Nuno Ferreira.

Por seu lado, o secretário-geral da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), Nuno Trigo, disse que os Municípios do Douro Superior, situados no Interior de Portugal, possuem características físicas e humanas particulares e distintas, definindo-se como uma sub-região que traduz diversidade paisagística e cultural e é um território que pode ser visto e usufruído como um território único e singular. 

“É aqui que encontramos os concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, territórios riquíssimos culturalmente, paisagística e gastronomicamente, o que os torna num destino turístico de excelência, que vale a pena visitar em Portugal”, vincou o responsável

Dos produtos selecionados pelos três municípios que participam na iniciativa com o mote 'Freixo de Espada à Cinta & Douro Superior Days' que vai decorrer no Pavilhão de Portugal, o destaque vai para o azeite, o vinho, a maçã, a amêndoa coberta, a seda natural, a azeitona negrinha de Freixo, entre outros.

Haverá ainda ao longo dos dois dias de participação neste certame a decorrer no Dubai uma degustação de produtos endógenos no restaurante 'Al.Lusitano', com a assinatura gastronómica do 'chef' Chakall e instalado no pavilhão português, que dará a conhecer o potencial organolético destes produtos tão característicos da região transmontana e duriense.

Ao mesmo tempo decorrerão seminários sobre agricultura, turismo ou cultura e haverá uma exposição de peças feitas em seda natural, oriundas de Freixo de Espada à Cinta, o único território da Península Ibérica que ainda trabalha este saber ancestral.

O concelho de Freixo de Espada à Cinta vai também demonstrar o potencial da azeitona negrinha de Freixo (DOP) e do seu azeite .

O Município de Carrazeda de Ansiães apresenta-se nesta ação com a divulgação e promoção da maçã do planalto de Ansiães e com os vinhos e azeites produzidos no Vale do Douro.

Do concelho de Torre de Moncorvo, que se pauta à semelhança dos outros dois concelhos vizinhos pela qualidade dos vinhos ou azeite, a imagem de marca é a amêndoa coberta que será dada a provar a quem passar pelo pavilhão português na Expo Dubai.

Estes três concelhos do Nordeste Transmontano estão integrados na Região Demarcada do Douro(RDD).

A Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia, conta com a participação de 192 países e decorre até ao final de março.



PARTILHAR:

Arte rupestre peninsular, Património da Humanidade, exposta no Museu Côa

Festival de Sabores Mirandeses 2022 em formato digital