A Câmara de Murça vai aplicar 300 mil euros num projeto para combater o insucesso escolar no concelho e que inclui a constituição de uma equipa multidisciplinar que vai trabalhar com as crianças e os pais.

Oprojeto "tem como objetivo o combate ao insucesso escolar. Vamos dotar a nossa comunidade escolar de instrumentos adicionais, de motivação, acompanhamento, proximidade, de forma que se consigam minimizar as situações de insucesso escolar", afirmou hoje à agência Lusa Mário Artur Lopes, presidente da Câmara de Murça.

O projeto integrado neste concelho do distrito de Vila Real vai ter a duração de três anos letivos.

Para o autarca, "este projeto é mais uma ferramenta de trabalho de apoio ao funcionamento do sistema educativo".

"É mais um investimento visível que a autarquia faz na educação, indispensável, não apenas para a qualidade do ensino, mas também para o futuro do concelho e seu desenvolvimento social e económico", disse.

O autarca acrescentou não conceber o "desenvolvimento ou progresso se a educação não estiver na base de tudo".

Com este projeto, a autarquia pretende que, "além do modelo formal de educação, possa existir um acompanhamento próximo às famílias e aos alunos, resolvendo uma série de problemas que vão existindo", por forma a alcançar "um desempenho educativo melhorado".

A equipa multidisciplinar, que iniciou funções em setembro, é constituída por duas psicólogas, dois assistentes sociais, uma técnica de informação e comunicação e uma jurista.

Os técnicos, envolvendo sempre as famílias neste projeto, têm como objetivo "melhorar o percurso escolar dos estudantes, reforçando a sua formação com outras competências escolares e profissionais".

As psicólogas e os assistentes sociais farão um acompanhamento mais direto das crianças e dos jovens do agrupamento, através de ações como atendimentos abertos, orientação vocacional e apoio tutorial específico.

A jurista terá a tarefa de trabalhar questões relacionadas com procedimentos disciplinares e responsabilidades parentais, bem como lidar com quaisquer incidências jurídicas decorrentes das intervenções da equipa multidisciplinar.

Já a técnica de tecnologias de informação e comunicação estará incumbida de coordenar uma "sala do futuro", que será criada para disponibilizar aos docentes do agrupamento ferramentas tecnológicas inovadoras, que lhes possam ser úteis no trabalho em sala de aula.

No âmbito do desenvolvimento da relação escola e família, vai ser reativado o projeto "escola de pais", uma iniciativa com uma periodicidade semanal e que procura explorar atividades e temáticas que sejam do interesse dos pais e dos encarregados de educação.

O objetivo é a "melhoria da relação entre a escola e os pais e, naturalmente, dos resultados escolares dos alunos".

O projeto resulta de uma candidatura ao Norte 2020 e tem comparticipação na ordem dos 85%



PARTILHAR:

Árvores cortadas e uma dezena de estruturas derrubadas

Macedo pode transformar-se num dormitório académico de Bragança