A criação de um Museu da Máscara e do Traje, as intervenções na Domus Municipalis e o abastecimento de água aos habitantes da Quinta de Palhares são algumas das obras pensadas para a freguesia de Santa Maria. O Museu da Máscara e do Traje poderá ser uma realidade no próximo ano.

O Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) vai avançar com uma candidatura para a concretização de uma intervenção na Domus Municipalis.
Nuno Cristóvão, vereador do Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Bragança, explica que as intervenções naquele monumento têm vindo a ser solicitadas ao IPPAR há aproximadamente um ano, até porque, segundo o responsável, a Domus tem deficiências ao nível da cobertura, com infiltrações de água e alguma humidade no edifício. "As recuperações a fazer são "pontuais", os problemas não são muito significativos, mas o monumento deve ser intervencionado a tempo", acrescentou o vereador.
Apesar da atitude do IPPAR em apresentar uma candidatura para fazer intervenções na Domus, aquele instituto recusou uma solicitação da Junta de Freguesia de Santa Maria e da Câmara relativa ao pedido de "apoio financeiro para custear o pagamento de uma funcionária e despesas com a água e luz", por se encontrar "limitado pelas suas competências legais". "Queríamos que o IPPAR pagasse uma pessoa com habilitações que pudesse explicar aos visitantes a história e a importância da Domus Municipalis, um monumento único em toda a península", disse Nuno Cristóvão.
O edifício está aberto de manhã e à tarde, mas não tem sequer uma pessoa encarregue pela sua vigilância. Uma situação que, segundo Nuno Cristóvão, "não agrada, porque está ali um monumento valioso". O mesmo vereador falou ainda nos "poucos apoios" do IPPAR e afirmou que a Domus "só se tem conseguido manter minimamente visitável" graças à vontade da Câmara de Bragança e da Junta de Freguesia de Santa Maria.
Novo museu

No próximo ano, a freguesia de Santa Maria poderá ganhar um outro espaço de cariz cultural. Trata-se do Museu da Máscara e do Traje, um espaço que irá ocupar um edifício da zona histórica da cidade. A obra já tem o projecto feito e as intervenções no edifício escolhido vão arrancar no próximo ano.
Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Lopes, este projecto nasceu como uma consequência da Bienal da Máscara, a realizar em Bragança de 17 de Dezembro a 17 de Janeiro. No futuro museu da cidade vão estar em exposição as tradicionais máscaras da zona de Bragança e os trajes dos famosos caretos. "O objectivo é preservar os elementos tradicionais da região", sustentou a vereadora da cultura.
Isabel Lopes considera ainda que esta obra vai traduzir-se numa estrutura "importante" que vai "dar vida" à cidadela e que vai completar naquela zona um eixo de três museus: Museu Abade de Baçal, Museu Militar e Museu da Máscara e do Traje.
De referir que este projecto vai ser discutido em reunião de Câmara e apresentado em Assembleia Municipal.

Palhares vai ter água

"Já teve o seu início o financiamento de água aos habitantes da Quinta de Palhares, na Quinta da Seara", informou a Junta de Freguesia de Santa Maria através de um comunicado à imprensa. Recorde-se que a Quinta de Palhares (onde vivem quatro famílias) tem sido abastecida, desde há cerca de oito anos, por um particular que decidiu ligar tubos dos furos da sua propriedade para as casas dos vizinhos. Os habitantes daquela zona reclamavam há muito o abastecimento de água à Câmara Municipal, e finalmente a obra vai ser concretizada.



PARTILHAR:

Recuperar o tempo perdido

Pista de Parapente em Mogadouro