O município de Freixo de Espada à Cinta viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários que permitirá o financiamento de um projecto visando a recriação do momento histórico em que D. Afonso Henriques entregou o foral àquela vila. A primeira carta de foral entregue à vila de Freixo não tem data exacta; no entanto, alguns historiadores apontam como provável o período entre 1150 e 1157.

Todo o cenário será montado no sala armas da secular Torre Heptagonal - monumento singular em termos arquitectónicos - e reconstituído da forma mais fiel possível, sendo que as figuras das personagens intervenientes serão elaboradas em cera, à semelhança do já acontece em projectos idênticos espalhados um pouco por toda a Europa. O investimento ronda 15 mil euros.

Em termos de promoção turística, a vila Freixo de Espada à Cinta disporá de novo espaço museológico, já designado por Museu Etnográfico e da Memoria de Freixo de Espada à Cinta, que ficará instalado no edifício da antiga cadeia, o qual foi recuperado e adaptado. Os artefactos que, no passado, fizeram parte do quotidiano das pessoas, ficarão agora disponíveis no novo espaço.

Espólio a preservar

\"Este espólio é importante e, por esse motivo, tem de ser preservado e identificado. Há já uma parte significativa do espólio reunido, que foi recolhido e oferecido por algumas pessoas do concelho\", avançou José Santos, presidente do município de Freixo de Espada à Cinta.

As obras de recuperação e adaptação do edifício da antiga cadeia foram co-financiados, num orçamento que ronda os 150 mil euros. Agora, os técnicos que têm a responsabilidade de montar aqueles espaço, estão a visitar outras unidades, com vista a dar forma ao Museu Etnografia e da Memória de Freixo de Espada à Cinta.



PARTILHAR:

De 30 de Agosto e 03 de Setembro

Seis escolas encerradas