Músicos transmontanos promovem na terça-feira um concerto solidário, com receitas para os Bombeiros de Sendim e, em concreto, para ajudar à compra de uma viatura de combate a fogos florestais que substitua a que ficou inoperacional após acidente.
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, o presidente, da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, Ilídio Rodrigues, disse que a ideia partiu de um grupo de músicos de Sendim e que depressa se expandiu a outros grupos musicais do território de Trás-os-Montes.
"Trata-se de uma viatura que custa cerca de 150 mil euros, e, apesar de haver apoios das entidades oficiais e das seguradoras, esse montante nunca será o suficiente para repor este Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI).
O acidente acorreu na manhã de 2 de agosto, junto a Lagoaça, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, quando a viatura dos bombeiros fazia o trajeto em direção a Torre de Moncorvo para um pré-posicionamento do dispositivo de combate a fogos florestais.
O comandante, dos bombeiros de Sendim, José Campos, relatou à Lusa, no dia do acidente, que o VFCI ficou inoperacional devido aos elevados danos estruturais. Deste acidente resultam cinco feridos.
A ajuda aos bombeiros para compra do novo VFCI, informou a fonte, pode fazer-se também por transferência bancária através dos IBAN PT50 0045 2262 4019 2320 4367 8 ou PT50 0007 0635 0000 5810 0013 1.