A Câmara Municipal de Ribeira de Pena é um dos municípios que mais paga para o incentivo da natalidade. Por cada nascimento, está a atribuir um subsídio no montante de 200 euros por mês a todas as crianças naturais do concelho, nos dois primeiros anos de vida, cujos pais residam há pelo menos um ano igualmente no concelho.

\"Isto é para os mais novos. São uma ajuda importante, o leite, os medicamentos e as fraldas estão caras, e a vida cada vez pior, e assim pode nascer mais gente na aldeia\", disse, ao JN, António Ferreira, tio de um dos recém-nascidos, residente em Cerva.

O valor investido pelo Município em cada nascimento é para o seu presidente, Agostinho Pinto, \"uma forma de semear para colher em termos de natalidade, desenvolvimento social e progresso do concelho\".

\"A diminuição da natalidade no nosso concelho é uma realidade preocupante. Além disso, o elevado número de famílias em situação de carência económica, desemprego e trabalho precário é uma realidade a que não podemos virar as costas,\" sublinhou.

O edil considera que se não for \"estancada a diminuição da natalidade no concelho, poderá estar comprometido o desenvolvimento social e económico de qualquer território\".

Apesar do receio, há um dado optimista recentemente apurado a natalidade no concelho de Ribeira de Pena está a aumentar, comparativamente com os últimos anos. O que para o autarca já é \"um bom sinal para os incentivos em vigor\".



PARTILHAR:

Nota negativa ao Parque Natural

Zona da Portela, em Folhadela