Cerca de 60 pessoas vestidas de pai natal foram de bicicleta da Praça Camões até às instalações da Obra Kolping, onde entregaram dezenas de presentes às crianças da instituição.
Realizou-se este sábado, dia 10 de dezembro, a iniciativa “Natal a Pedalar” incluída no programa “Bragança, Terra Natal e de Sonhos. Depois do ponto de encontro ter tido lugar na Praça Camões às 19 horas, os cerca de 60 participantes, a maioria, pelo menos, trocaram brinquedos e material escolar por um fato de pai natal. Depois, foi vê-los a pedalar pela Avenida Sá Carneiro até à Obra Kolping, onde um grupo de crianças aguardava ansiosamente pela chegada dos presentes.
Como líder do pelotão e, também, fantasiado de pai natal, o presidente da Câmara Municipal de Bragança fez questão de participar nesta iniciativa, que já vai na sua 3ª edição. “Esta é uma ação solidária em que fazemos o desfile de pais natal em bicicleta e em que cada pessoa traz um brinquedo ou mais para entregarmos a uma instituição de solidariedade social e, neste momento, estamos aqui a fazer a entrega simbólica das prendas para as crianças”, explicou Hernâni Dias. Na opinião do autarca, são iniciativas como esta que demostram o caráter solidário e o espírito natalício do povo brigantino. “Para além de ser interessante para os participantes, por poderem ajudar, o que conta são as crianças e deixá-las mais satisfeitas e felizes nesta época”, asseverou o edil, fazendo questão de sublinhar que “isso sim é realmente importante”.
Quanto à escolha da Obra Kolping, Hernâni Dias esclarece que, “este ano, será a única instituição contemplada com os brinquedos que conseguirmos angariar”. “O que não significa que noutra oportunidade não ajudemos outras instituições”, garante.
Amanhã, dia 13 de dezembro, a entrega de prendas de Natal a crianças continuará. A começar, às 9 horas, será a vez do Jardim de Infância e Escola Básica 1 de Izeda ser agraciado pela oferta do município brigantino. Depois, pelas 10h30, será o Colégio Sagrado Coração de Jesus, terminando o périplo natalício, pelas 11 horas, com a Obra Kolping.