A Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local congratulou-se hoje com a decisão do Governo de descentralizar três Secretarias de Estado, que ficarão instaladas nas cidades de Bragança, Castelo Branco e Guarda.

Em causa estão as Secretarias de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território (Castelo Branco), da Valorização do Interior (Bragança) e de Estado da Ação Social (Guarda).

Num curto comunicado, a Associação Animar elogiou a medida do Governo, sublinhando a necessidade de uma "mudança de paradigma" no que diz respeito à "adequação das políticas públicas às necessidades e especificidades dos territórios".

“Esta medida deve ser acompanhada com uma mudança de paradigma político, descentralizando a administração, os serviços, mas também as relações de poder através do reforço da participação da sociedade civil nos processos de tomada de decisão”, defendeu a associação.

O Governo decidiu instalar o gabinete do secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, no edifício do antigo Governo Civil de Castelo Branco, que, na anterior legislatura, acolheu a Secretaria de Estado da Valorização do Interior.

Além das audiências, reuniões e eventos do gabinete do secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, o edifício irá receber atividades dos restantes membros do Governo, nomeadamente, daqueles que integram o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Já a Secretaria de Estado da Valorização do Interior que nesta legislatura está a cargo de Isabel Ferreira, fica instalada na cidade de Bragança, no Brigantia Ecopark.

Por último, a cidade da Guarda recebe em permanência, a partir do dia 09 de dezembro, a Secretaria de Estado da Ação Social, tutelada por Rita Cunha Mendes.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Autarquia de Macedo de Cavaleiros vai instalar iluminação Led

Associação interpôs ação em tribunal para anular concessão de lítio