Portugal comprometeu-se a aplicar medidas de compensação de impacto ambiental numa zona que atinge os 140 quilómetros de distância do local de construção da barragem do rio Sabor, em Torre de Moncorvo.Isso mesmo foi dito à agência Lusa por fonte comunitária.

Esta é uma medida ambiental complementar com a qual as autoridades portuguesas se comprometeram, já que inicialmente a intervenção se limitava à zona em redor da barragem.O pacote de medidas foi negociado entre Bruxelas e Lisboa e só o compromisso com um reforço das medidas previstas levou a Comissão Europeia a autorizar a construção e a atribuir verbas para tal.

A valorização e a recuperação dos habitats dos afluentes do rio Sabor, a valorização dos corredores ecológicos e a protecção dos habitats prioritários são algumas das medidas previstas.

Espécies como a lontra, a toupeira e o sardo são alvo de programas de recuperação, que se estendem ao lobo ibérico e às aves de rapina, sendo que estas duas últimas beneficiam ainda de planos de valorização.Para os morcegos têm que ser construídos novos abrigos.

Portugal tem ainda que pÎr em marcha planos de vigilância e de gestão e de valorização dos corredores ecológicos, bem como de protecção dos habitats prioritários que não serão destruídos pela barragem.



PARTILHAR:

«Vindima Erasmus 2009»

Um ano depois do descarrilamento