Quando o novo parque de Feiras e Exposições de Mogadouro estiver concluído, «a Feira dos Gorazes será uma das mais fortes da zona Norte». Esta é a convicção de Horácio Sá, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, a entidade que organiza a Feira dos Gorazes, que termina amanhã naquela vila.

A obra deverá estar concluída no Verão do próximo ano e vai custar cerca de 1,3 milhões de euros. Assim, no próximo ano o certame realiza-se numa nave multiusos que terá 2.700 metros quadrados de espaço livre e poderá ser utilizada na organização de outros eventos, como competições desportivas, concertos musicais e festas.

Por seu lado, a área exterior do recinto terá uma área de 2,5 hectares, sendo de salientar os arruamentos empedrados que darão acesso aos 180 alvéolos para tendas e outros expositores.

Segundo Horácio Sá, o novo espaço vai trazer outra dimensão à Feira dos Gorazes, que este ano conta com a participação de 145 expositores, incluindo 30 de artesanato. Neste leque incluem-se as habituais representações dos Ayuntamientos de Ledesma, Trabanca e Vitigudiño (Espanha) e três expositores de empresas espanholas, que vêem na Feira uma boa oportunidade de negócio.

Dado o carácter transfronteiriço do certame, a edição deste ano conta com um apoio de 100 mil euros do programa INTERREG, fruto de uma candidatura apresentada pela ACISM, em parceria com a Câmara Municipal de Mogadouro.

No ano passado, a feira foi visitada por 25 mil pessoas. Este ano a ACISM quer manter a fasquia, sabendo de antemão que o sucesso do certame está sempre dependente das condições climatéricas.

Negócios são prioridade

Em termos de cartaz, o principal atractivo não são os espectáculos musicais, mas os expositores presentes, garante o responsável pelo Departamento de Feiras da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro (ACISM), João Pires. \"A Feira dos Gorazes é uma feira de negócios e não de espectáculos\", garante o responsável.

Tal como habitual, as máquinas e alfaias agrícolas estão à cabeça, pois a Feira dos Gorazes ocupa um lugar de destaque nas actividades ligadas ao mundo rural. \"Há uma grande componente de comércio e serviços onde se fazem bons negócios mas, de facto, a actividade agrícola tem uma grande peso na Feira\", explica o dirigente da ACISM.

Prova disso é que a presença de expositores ligados a todas as marcas do sector faz disparar o número de visitantes e, claro, de negócios. \"Há pessoas que vêm de propósito a Mogadouro para conhecer as principais novidades em tractores, alfaias e máquinas agrícolas, pois temos cá as marcas todas\", recorda João Pires.

Quanto a orçamento, a ACISM vai gastar 125 mil euros, mas apenas 20 mil serão canalizados para espectáculos musicais.

A cargo da Câmara Municipal de Mogadouro ficará o II Cortejo Etnográfico, a VI Feira de Artesanato/Turismo e a VI Feira Franca dos Produtos da Terra, que decorrem paralelamente à Feira dos Gorazes.



PARTILHAR:

A cidade anda frenética

Manta de retalhos