O Governo deu mais dois anos à Câmara de Vila Flor para que transforme o velho edifício do ciclo preparatório num moderno centro escolar. Até ao início do ano lectivo 2008/2009, a autarquia quer ter as obras de remodelação concluídas, para ali concentrar a maioria dos cerca de 400 alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho. As restantes terão aulas num pólo escolar mais pequeno, já a funcionar em Santa Comba da Vilariça.

O edifício, conhecido também como Colégio de Santa Luzia, foi comprado pela Câmara ao Estado, por cerca de 250 mil euros. O negócio envolveu também terrenos anexos. O fim do edifício não poderia ser outro, que não fosse a educação. Só que o tempo foi passando e o projecto foi sendo adiado. A degradação tomou conta do imóvel, que por várias vezes foi procurado para abrigo por indivíduos de etnia cigana.

O presidente do município, Artur Pimentel, confia que \"nos próximos dois anos o edifício vai ser transformado num pólo educativo do 1º ciclo\". Até lá, as crianças vão ser distribuídas pelas escolas que continuarem abertas, no âmbito da reorganização escolar que o Governo está a levar a cabo. Seixo de Manhozes, Vale Frechoso, Freixiel, Santa Comba, Vilas Boas e Samões, são as localidades onde vão continuar a funcionar as escolas primárias, para além das da sede de concelho.

Artur Pimentel afirma que a sua posição, como autarca, sempre foi \"manter o maior número de escolas abertas\". Contudo, na actual conjuntura, \"é impossível\". Daí que dentro de dois anos serão os centros escolares de Vila Flor e de Santa Comba da Vilariça a acolher todos os alunos do primeiro ciclo.

Comparativamente com outros municípios da região, Vila Flor ainda tem um número razoável de crianças, cerca de 400. Mas o autarca admite que no futuro o cenário pode alterar-se, pois \"há já aldeias onde não nascem crianças\".

Carrazeda de Ansiães

O Centro Escolar, cuja construção aguarda a conclusão da carta educativa, vai ficar situado nas imediações da escola secundária. O novo edifício vai ter 12 salas de aula, biblioteca, ludoteca, auditório, cozinha, refeitório, salas de convívio, ginásio e campo de jogos. Com este equipamento, a Câmara pretende concentrar na sede de concelho os cerca de 400 alunos do primeiro ciclo e do ensino pré-escolar, excepto os da freguesia de Vilarinho da Castanheira que terá um pequeno pólo na escola local.

Alfândega da Fé

Já está em fase adiantada a construção de um edifício de raiz para albergar o Centro Escolar de Alfândega da Fé, que funciona, desde 2002, num edifício antigo recuperado pela autarquia para o efeito. O novo imóvel será um equipamento de \"muita qualidade\", segundo a autarquia local, e deverá determinar a concentração de todas as crianças do primeiro ciclo. Durante a abertura do ano lectivo 2003/2004, o actual pólo foi considerado um exemplo nacional a seguir.



PARTILHAR:

Escola garante empregos

Obras dentro de um mês