Em Medrões (Santa Marta de Penaguião), não se fala de outra coisa. Mariana, 14 anos, caiu a um tanque vazio, no domingo, e, quando toda a gente a dava como morta, os bombeiros Carlos Monteiro e Rui Carvalho conseguiram reanimá-la antes de chegar ao hospital, que confirmou a bravura dos soldados da paz de Fontes.

Anteontem, Mariana regressou a casa. Sã e salva. E o povo de Medrões, terra onde a jovem vive, recebeu-a em festa, lembrando sempre \"o feito dos bombeiros, que foram incansáveis\".

Tudo aconteceu às 21 horas de domingo, quando a Mariana, foi encontrada pela mãe, prostrada no fundo de um tanque vazio, junto a casa, no lugar de Nogueira, Medrões, a esvair-se em sangue e com vários ferimentos no rosto, cabeça e corpo.

Sem sentidos

\"Quando lá chegámos, as pessoas diziam que ela estava morta. Mas não era verdade. Iniciei o processo de reanimação e tomámos as medidas de um acidente desta natureza e, depois, levámo-lapara o Hospital de Peso da Régua. Seguiu para o Hospital de S.Pedro (Vila Real) e, posteriormente, para o Santo António, no Porto\", revelou o bombeiro Carlos Monteiro.

Embora combalida, Mariana regressou anteontem a casa. \"Se não fossem aqueles homens, a minha menina já não estava viva\", reconheceu a mãe, Cristina Mansilha.

Mariana \"não se lembra do que aconteceu\", contudo, já recebeu um convite dos Bombeiros Voluntários de Fontes para, um dia, ingressar na corporação.

Primeiros socorros

Avaliação primária

Não movimente a vítima nem permita que ela se movimente bruscamente. Afrouxe as roupas e os sapatos. Impeça aglomerações em torno do local do atendimento. Não ofereça líquidos, alimentos ou medicamentos.

Consciência

Chame a vítima. Toque os ombros e balance-os lentamente. Veja a respiração.

Pulso e sangramento

Verifique se há pulso. Se existir sangramento, controle-o com um pano directamente sobre a lesão.



PARTILHAR:

Pai e filho portugueses mortos a tiro por assaltantes em Joanesburgo

De 2 e 4 de Julho