No próximo dia 19 de Junho tem início mais uma edição do Portugal de Lés-a-Lés, uma iniciativa da secção de mototurismo da Federação Nacional de Motociclismo que se prolongará até ao dia 21 de Junho. Este ano, o evento terá partida da cidade de Chaves e a chegada será em Albufeira, no Algarve.

O percurso manterá os carismáticos 1000 quilómetros e as mesmas características: utilizar o mais possível estradas e troços pouco conhecidos, privilegiando a vertente turística. Nestes percursos estão incluídos alguns caminhos não pavimentados, mas possíveis para qualquer tipo de moto.

As inscrições serão limitadas a 500 participantes, por forma a ser possível controlar melhor o imenso "pelotão".

A "festa" começa no dia 19 de Junho (quinta-feira), com a concentração dos participantes junto ao Forte de S. Francisco, onde decorrerão durante toda a tarde as verificações técnicas. Depois, o programa prossegue com um jantar num restaurante da cidade flaviense, como forma dos participantes acumularem energias para a "empreitada" que têm pela frente. Na sexta-feira (dia 20 de Junho) a partida terá lugar diante do Forte de S. Francisco, pelas 8 horas da manhã, e rumará para um percurso no Alto Tâmega e em Trás-os-Montes. De Chaves a caravana segue para Vilar de Perdizes, Boticas, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços, Mirandela, Cachão, Carrazeda de Ansiães e Barragem da Valeira, antes de parar para o almoço em São João da Pesqueira.

Depois do almoço, os mototuristas continuam a sua aventura rumo ao centro e sul de Portugal, vindo a terminar este "passeio" no Algarve.

Para a organização do Portugal de Lés-a-Lés a Federação conta com o apoio de vários motoclubes, entre os quais o Clube Motard de Chaves, responsável pela logística no Alto Tâmega.



PARTILHAR:

Luso-descendentes continuam a beneficiar do programa, iniciado no ano passado

Ponte metálica abriu ao público